Câncer de mama: a informação pode ajudar a salvar vidas

01/11/2022 09h43
Secom

O mês de outubro acabou, mas as medidas de prevenção ao câncer de mama são permanentes. E foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), por meio do Departamento de Saúde Ocupacional (DSO), contribuiu fazendo uma dinâmica simples, um Quiz de perguntas e respostas sobre o assunto.

A servidora Renata Silva participou da ação e gostou dos esclarecimentos sobre a doença. “Quero parabenizar a equipe da DSO pelo trabalho realizado, as servidoras super atenciosas nos orientando e esclarecendo dúvidas com relação ao câncer de mama. Na ação obtive acesso a informações e curiosidades que desconhecia”.

Rubenilda Wanzerley, 54 anos, servidora efetiva, leva a sério a campanha Outubro Rosa.Todo ano, ela faz check-up e a mamografia. Foi assim que descobriu a doença ainda no estágio inicial. Isso contribuiu para que o tratamento fosse eficaz e a cura se tornasse em pouco tempo. "A minha saúde sempre foi prioridade. E outubro era o mês que eu reservava pra cuidar de mim. Quando recebi o diagnostico do câncer de mama, havia um ano que tinha feito o exame de mamografia e nada tinha sido detectado. Fiquei surpresa mas confiante. Fiz vários ciclos de quimioterapia o que fez o nódulo regredir, então a última etapa foi a quadrantectomia de mama, que é uma cirurgia conservadora de mama. Hoje estou curada, graças ao diagnóstico precoce e o tratamento rápido. Por isso, aconselho: cuide da sua saúde.”, afirma a servidora. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Pará tem uma taxa estimada de 18,24 casos para cada 100 mil mulheres.