Novos agentes de transporte e trânsito são empossados

.

11/01/2023 13h27
Secom

A fiscalização e a segurança do trânsito no município de Ananindeua ganharam hoje o reforço de 7 novos agentes de transporte e trânsito, aprovados no Concurso 001/2019 e empossados na manhã desta quarta-feira,11, pelo prefeito Doutor Daniel Santos, na sede da Semutran - Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Participaram da cerimônia os secretários de Administração, Thiago Matos, e o titular da Semutran, Thales Belo. 

Larissa Vinhote, um estava entre os agentes que tomaram posse e não escondeu a alegria. Ela pensa nos próximos passos que vai dar como servidora. “Estou muito feliz em tomar posse do cargo. Estudei muito para chegar até aqui. Desde a minha graduação já pensava em ser servidora pública. Escolhi a área da segurança pública porque quero fazer a diferença na vida das pessoas. Não vejo a hora de está atuando e retribuindo a população toda a minha gratidão”, ressalta .

De acordo com o Prefeito Doutor Daniel, com o desenvolvimento da cidade e um novo olhar da gestão, a entrada de novos efetivos vai garantir segurança para a população. “Desde que assumimos a gestão, temos nos empenhado dia e noite para levar serviços de qualidade ao cidadão, isso mudou a imagem da Prefeitura. Investimos em todos os setores e na Semutran não foi diferente, começando com a grande estrutura da nova sede, o aumento do efetivo em 50% e o reajuste salarial. Com o Centro Integrado de Operações (CIOP), que funciona como uma central de monitoramento de trânsito, os agentes vão poder dialogar com a população e ainda fazer ações educativas. Então, a entrada desses efetivos vai reforçar ainda mais o trabalho que está sendo feito”, disse o prefeito

Para o exercício da função de agente de trânsito, os novos profissionais devem passar pelo curso preparatório que será realizado pela Semutran. “Estaremos passando o conhecimento e experiência do dia a dia aos agentes no Curso de Formação de Agente de Autoridade do Trânsito com módulos de Legislação de trânsito, tráfego e sinalização, ética e cidadania, prática operacional entre outros, essenciais para a eles. São 30 dias de aprimoramento. Nosso trabalho é muito importante para manter o trânsito em segurança nas vias de Ananindeua, por isso eles precisam estar preparados, disse o secretário Thales Belo. 

De acordo com o secretário municipal de Administração, Thiago Matos, a gestão tem trabalhado na política de valorização do servidor. "Esses novos agentes vão ingressar em um órgão que está totalmente estruturado. Um órgão que concedeu reajuste superior a 40% , o que não acontecia desde 2012, que tem Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) aprovado e garantia de evolução na carreira, ou seja, que está cumprindo sua missão institucional. Eles têm agora uma grande missão que é garantir que os serviços públicos cheguem a cada munícipe de Ananindeua”. 

Sobre o Concurso

Os candidatos passaram por 5 (cinco) fases, como Prova Objetiva de Múltipla Escolha de caráter eliminatório e classificatório; Teste de Avaliação Física – TAF, de caráter eliminatório; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; Fase: Avaliação Médica, de caráter eliminatório; e Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório. Sendo elas totalmente organizadas e executadas pelo  Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional LTDA- CETAP, sob a supervisão e fiscalização da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).