Prefeitura de Ananindeua anuncia pagamento dos servidores

Reajuste do salário mínimo e dos professores

26/01/2023 15h04
Secom

Ananindeua mais uma vez sai na frente no quesito valorização do servidor. Na manhã desta quinta-feira (26) foi anunciada a data do pagamento dos servidores do mês de janeiro, com uma boa notícia: a garantia do reajuste de 14,95% do piso salarial do magistério e do salário mínimo no valor de R$1.302,00 já na folha de pagamento de janeiro.

O reajuste do piso foi anunciado pelo Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, durante a abertura da primeira edição da Jornada de Integração Pedagógica da Rede Municipal de Ananindeua, porém o pagamento seria realizado em fevereiro com retroativo a janeiro. Contudo, após esforço da Administração foi possível garantir que o reajuste seja concedido já no pagamento do dia 31 de janeiro. 

O piso salarial dos professores foi definido pelo Governo Federal no início deste mês, mas quem paga os salários da educação básica são as prefeituras e os governos estaduais. 

O secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, afirma que trabalhar a previsão orçamentária de Ananindeua é prevenir riscos e corrigir desvios, que possam afetar o equilíbrio das contas públicas, observando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “É certo que a garantia do pagamento dos servidores da educação na folha de janeiro e ainda com o novo salário mínimo, só será possível devido um estudo técnico de elaboração e análise de impacto, frente aos recursos previstos para o ano de 2023”. 

A professora Maria do Socorro, da Escola Municipal Monte Sião, disse que o reajuste anunciado foi motivo de muita alegria para a categoria. “Estou muito feliz, feliz mesmo pelo aumento que o nosso prefeito Dr. Daniel nos deu. Não sei se os outros municípios receberam esse reajuste, mas posso afirmar que isso faz uma grande diferença, não só para nós educadores como para a aprendizagem dos nossos alunos e hoje estamos colhendo os frutos. É maravilhoso ser reconhecido e valorizado”.