Dia Internacional da mulher: Momento de celebração e conquistas

Servidoras municipais vítimas de violência doméstica agora estão amparadas por lei

08/03/2023 19h41 - Atualizada em 08/03/2023 20h19

A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), promoveu às servidoras da pasta, para celebrar o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher,  um dia de lazer com direito a mensagens de carinho, sorteio de brindes, maquiagem, lanche e muitas brincadeiras.

“Adorei esse momento de descontração. Sair um pouco da rotina é sempre bom. Adoro essas ações que objetivam valorizar o servidor, além da relação funcional com o Município. É gratificante sentir que somos valorizadas e reconhecidas”, disse a servidora da coordenação técnica, Suellen Favacho.

A ação teve apoio de parceiros como as universidades Uniasselvi e Unip, que garantiram os brindes individuais e sorteios. A mulherada também teve o momento de beleza, garantido pela empreendedora Zaira Brasil.

“Como mulher e empreendedora, me fortalece ainda mais ver o quanto eu posso estar deixando uma mulher ainda mais feliz, apenas com meus serviços de limpeza de pele e maquiagem. Essa é a maior importância que eu tenho do meu trabalho, e das parcerias que conquisto. Estou muito feliz e grata por participar desse momento especial”, disse Zaira.

A data foi comemorada com muitos risos e também marcada por reflexão .

“Pensamos em dinâmicas alegres para descontrair as servidoras, mas não deixamos de relembrar que o Dia Internacional da Mulher tem um motivo histórico e de muita luta. A origem desta data é conhecida pelo dia da força e coragem. Hoje podemos comemorar pelas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos”, disse a Diretora de Saúde Ocupacional da Semad, Ana Paula Silva.

Servidoras municipais vítimas de violência doméstica agora estarão amparadas por lei

E nessa data tão importante que marca a luta por igualdade, o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, sancionou a Lei n.º 3.300  - Auxílio - Proteção “Lei Ingred Israel”, que garante o afastamento remunerado das servidoras públicas da Prefeitura de Ananindeua, vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto é de autoria da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).

“Como a perícia médica é de competência da Semad, acompanhamos algumas situações de servidoras vítimas de violência doméstica e isso nos fez refletir e pensar em uma forma de ajudar essas mulheres. O afastamento remunerado no valor de R$1.302,00 mensal será garantido para que as servidoras de Ananindeua, vítimas de violência doméstica, possuam medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário, onde a administração disponibilizará o deslocamento da servidora pública no trajeto casa-trabalho-casa, exclusivamente, através do Aplicativo ServMob após o fim do período de afastamento", ressalta o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos

A concessão do Auxílio-Proteção será mantido por até 06 (seis) meses, desde que comprovada a manutenção da medida protetiva. E ainda, será garantido à servidora pública municipal da Prefeitura de Ananindeua, vítima de violência doméstica e familiar, o acesso prioritário à remoção e redistribuição.