Setembro Amarelo: Servidores da SEMCAT participam de palestra sobre saúde mental.
Secom
Servidores da SEMCATSegundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. De acordo com estudos recentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 17% dos brasileiros, em algum momento, cogitam praticar suicídio. Para combater esses dados, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD), criou a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), com o intuito de fortalecer as ações de cuidado com o servidor público pautando-se no desenvolvimento humano, profissional e nos aspectos relativos à saúde.
Secretário da SEMAD, Thiago Matos
“Observamos que a maioria dos afastamentos do trabalho são decorrentes à saúde mental, então, com o objetivo amparar nossos servidores, buscando propiciar a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de perícia médica, a gestão do prefeito doutor Daniel Santos criou a Diretoria de Saúde Ocupacional. Embora o tema saúde mental seja mais debatida neste mês de setembro, temos realizado durante o ano encontros individuais e coletivos com os servidores, pois entendemos que é fundamental a gente falar sobre isso e colocar para fora o que está dentro da gente e muitas vezes não conseguimos. Em Ananindeua temos um olhar diferenciado”, frisou o secretário da SEMAD, Thiago Matos.
Nesta segunda-feira (25), as atividades da DSO ocorreram em parceria com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). Cerca de 70 servidores/as, divididos em duas turmas, participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental, com palestra, diálogos, troca de experiências e música, cujo tema foi “Falar é a melhor solução”.
De forma descontraída, a psicóloga Christiane Tenório abordou o tema. “A depressão não é uma doença aparente, porque quem tem esconde por conta dessa invalidação que a sociedade impõe. As pessoas precisam ser acolhidas, amadas. Uma das práticas de prevenção do suicídio é olhar para pessoa que está ao nosso lado e cuidar dela”. E deixou claro. “A campanha é do Setembro Amarelo, mas o trabalho é de janeiro a janeiro, todos os dias, porque precisamos cuidar de nós e do nosso próximo”, afirmou a psicóloga.
Servidora da SEMCAT, Karla Meireles
A servidora da SEMCAT, Karla Meireles, considerou a ação positiva para os servidores. “Esse encontro de hoje foi muito bom. A gente tem necessidade de falar, de ouvir e de ser ouvido. Quando a dor é compartilhada, ela é diminuída. Aqui a gente se expõe de forma mais aberta, sem medo, na certeza de que não está só”.
Secretária da SEMCAT, Marisa Lima
A secretária da SEMCAT, Marisa Lima, também participou da ação. “Em nossos espaços, CRAS, CREAS, Casa de acolhimento, o trabalho não é fácil e muitas vezes absorvemos a dor do outro, então esse momento foi propício para cuidar da gente, dos/as nossos/as servidores/as, para seguirmos avançando, oferecendo aos nossos usuários o melhor serviço”. Marisa Lima alertou. “Nunca subestime o poder de uma conversa, um abraço ou um gesto de carinho. Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que a esperança e o amor sempre prevalecem”, finalizou.