Oito meses entregando obras que impactam positivamente a vida dos moradores de Ananindeua

04/08/2021 15h13
Secom

Desde o início deste ano a cidade se transformou num verdadeiro canteiro de obras. Prédios escolares, unidades de saúde, praças e dezenas de ruas estão sendo entregues pela gestão municipal. 

Chegou a vez da prefeitura anunciar a comunidade do bairro Guanabara que o Centro de Referência da Assistência Social Guanabara – CRAS, localizado na rua Oséias Silva, passará por reforma. 

A assinatura de ordem de serviço ocorreu nesta quarta-feira (04), na própria sede do CRAS e contou com a presença de autoridades municipais, moradores da área e a equipe técnica que trabalha no centro.

De acordo com o prefeito, Dr. Daniel Santos, o seu objetivo é fazer com que o morador tenha o sentimento de pertencimento e cuidado. “Estamos trabalhando para oferecer serviços de qualidade a toda população, seja na área da saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Serão 4 anos de muito trabalho. Hoje, assinei a ordem de serviço que autoriza a reforma do CRAS Guanabara. Podem ter a certeza que esse será o primeiro de muitos que ainda serão revitalizados para oferecer qualidade no atendimento para a população”, afirmou o prefeito doutor Daniel.

O CRAS Guanabara atende, atualmente, mais de 5 mil famílias, com Atendimento Social e Psicossocial, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Atendimento à Família (PAIF), entre outros. 

“Iremos entregar às famílias atendidas pelo CRAS um espaço mais amplo e que irá melhorar o atendimento. As assistentes sociais terão salas privativas para fazer o atendimento de forma que o usuário se sinta confortável e seguro. O novo Centro de Referência também conta com uma piscina, que foi um pedido especial das famílias e que vai garantir as atividades coletivas com os idosos e as crianças”, frisou a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Marisa Lima.

Os moradores já estão ansiosos para ver como o centro vai ficar após a adequação, como é o caso da dona Sandra Souza, mãe da pequena Ester de 2 anos, que há 1 ano e meio faz acompanhamento com os assistentes sociais do CRAS. “Não vejo a hora de poder trazer a minha filha e ver como tudo isso vai ficar, se hoje o atendimento que é feito com a gente já é bom, imagina depois com todas as adequações. Hoje mesmo já vou falar com as minhas vizinhas e amigas para que os seus filhos também tenham um acompanhamento de qualidade”, disse Sandra.

A meta da prefeitura é reformar cinco CRAS, que são: CRAS 40h, CRAS Curuçambá, o CRAS Santana do Aurá e o CRAS Guanabara.


Sobre o CRAS

O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência;

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças, adolescentes e idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade;

No caso de famílias em acompanhamento, realiza plano de acompanhamento familiar: planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.