Prefeitura de Ananindeua promove primeiro curso de valorização e qualificação dos servidores
Secom
Foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 2, o curso de Licitação e Contratos Administrativos de Terceirização voltado para os servidores do município de Ananindeua e sendo o primeiro promovido pela Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) em parceria com a Procuradoria Geral e faz parte do programa de valorização e qualificação dos servidores do município.
O curso tem por objetivo, além de valorizar os servidores, melhorar o processo de contratação na administração pública, incluindo o pregão e o sistema de registro de preços de todas as secretarias, tornando-se fundamental para o desenvolvimento da governança pública em Ananindeua.
Segundo o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, o curso é fundamental para o desenvolvimento da administração pública que refletirá na qualidade dos serviços prestados à população.
“Estamos duplamente felizes com a celebração deste curso. Primeiro porque é o primeiro curso de capacitação da Secretaria de Administração e segundo porque o curso trata exatamente de um tema que é muito importante para o desenvolvimento da administração pública que é relacionado à Licitação de Contrato. Contamos com a participação de todos os órgãos da administração pública municipal e tenho certeza que o resultado disso vai se traduzir na boa qualidade dos serviços públicos e quem ganha com isso é a população”, ponderou.
A temática foi escolhida em parceria com a Procuradoria Geral do município após a nova lei de licitação, 14.133/21, entrar em vigor e para que os servidores não tivessem nenhuma dificuldade ao utiliza-la nos processos administrativos.
“O curso foi escolhido em referência a nova lei de licitação 14.133 de 2021 e o município, na figura de seus servidores, não estavam aptos para poder utiliza-la, então a prefeitura junto com a Procuradoria e a Semad idealizaram esta capacitação para que os procedimentos administrativos tenham a legalidade necessária, de acordo com a nova lei. Apesar que por dois anos a lei anterior ficará em vigor, a prefeitura preferiu se antecipar, realizando a capacitação dos servidores para que durante a transição para nova lei, eles não tenham dificuldades”, concluiu o diretor administrativo da Procuradoria Geral, Alan Calvinho.
Outros cursos serão ministrados para os servidores municipais e irão ser definidos de acordo com a necessidade imediata das secretarias.
“Vamos trabalhar com uma grade de cursos que atenda a programação de toda a prefeitura e vamos escolhe-los em parceria com as demais secretarias, alinhada ao plano de trabalho do Prefeito Dr. Daniel. É uma questão fundamental para o desenvolvimento da prefeitura, valorizar e capacitar os servidores públicos municipal e o resultado disso são serviços públicos prestados cada vez mais com qualidade beneficiando a população”, finalizou o Secretário Thiago Matos.
Com 100% de aproveitamento por parte dos 60 servidores participantes, o curso foi ministrado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, na faculdade Estácio de Sá, localizado no Shopping Metrópole, de forma remota e teve carga horária de 24h.