SEMAD e Diretoria de Saúde Ocupacional realizam evento direcionado para a Saúde Mental dos Servidores Públicos

No decorrer do evento foram debatidos assuntos voltados para a melhoria do desempenho dos profissionais da prefeitura

20/02/2025 14h54 - Atualizada em 20/02/2025 15h45
Secom

Vice-prefeito de Ananindeua,Hugo Ataíde, presente no evento representando o prefeito, Daniel Santos.Melhorar a trajetória do servidor público do município, este foi um dos objetivos do 2° Encontro Municipal de Ananindeua, com o tema “Saúde mental de Janeiro a Janeiro”, realizado no auditório da Faculdade Estácio de Ananindeua, nesta quinta-feira (20).

O evento foi iniciado com a presença de algumas autoridades, e o Doutor Hugo Ataíde representou a Prefeitura de Ananindeua e relatou sobre a excelência do encontro. “Quero parabenizar a todos por este momento, porque é muito importante termos esta preocupação sobre a questão da saúde mental, isto é, é sempre muito bom estarmos atentos sobre esta realidade”.

Christiane Tenório, diretora de Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Ananindeua.De acordo com Christiane Tenório, diretora de Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Ananindeua, é de fundamental notoriedade que o assunto "Saúde Mental" esteja sempre colocado à visibilidade de todos. “Nós temos a Lei 14. 831, que vai entrar em vigor agora em maio, que obriga as empresas públicas e privadas a cuidar da Saúde mental dos servidores e funcionários. Isso nós já fazemos faz um bom tempo aqui na Secretaria Municipal de Administração, ou seja, precisamos ter este olhar, porque o servidor que é bem cuidado mentalmente, consegue servir melhor”, disse de forma enfática.

Segundo Amanda Sá, advogada criminalista, o servidor precisa saber aonde pode buscar auxílio.Para Amanda Sá, advogada criminalista e diretora do Departamento Jurídico da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), é cada vez mais importante que o assunto "Saúde Mental" seja debatido. “Nós precisamos falar de saúde mental porque o número de servidores por afastamento devido doenças psicológicas aumentou consideravelmente nos últimos anos, isso em todos os setores, e não apenas em Ananindeua. Então, quando os servidores são afastados, eles precisam de ajuda, de auxílio; eles precisam saber aonde deve-se buscar este auxílio”, explicou.

Almir Santos, diretor geral da - EGPA.De acordo com o professor Almir Santos, diretor geral da Escola de Governança Pública de Ananindeua - EGPA, a realização de um encontro como este representa um olhar bastante interessante para o servidor. “A minha abordagem neste evento foi apresentar, onde colocamos uma trilha que a pessoa precise para buscar o bem-estar, que envolve o olhar para o seu corpo, para a sua mente, entregar a sua alma. Também falei sobre a espiritualidade, que é diferente de religião; como um carro que segue um caminho para chegar no bem-estar”.

OUTRAS NOTÍCIAS