CRAS Distrito Industrial: um espaço de transformação social
Desenvolvendo potencialidades e habilidades
Secom
Jerônimo Pinto, de 83 anos, participante assíduo das atividades do CRAS.“Quando eu tô aqui, eu me sinto diferente, porque a preocupação vai embora. Eu brinco, eu rio, converso com meus amigos, canto e danço. Aqui é muito bom, sou grato a toda a equipe. É uma bênção ter um lugar como esse. Minha vida mudou quando entrei no CRAS”, comentou Jerônimo Pinto, de 83 anos, participante assíduo das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Distrito Industrial.
O CRAS, vinculado à Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), oferece uma série de atividades que fortalecem vínculos familiares e comunitários, levando arte, dança e informação a quem precisa. Além disso, a unidade socioassistencial tem desempenhado um papel fundamental no atendimento às famílias venezuelanas da etnia Warao, oferecendo serviços essenciais para sua adaptação e inclusão.
Edna Batista, de 65 anos, compartilhou sua experiência no CRAS.Entre os projetos que vêm transformando vidas, destacam-se as oficinas de musicalidade e dança para idosos, que resgatam a alegria e a importância do movimento na terceira idade. Dona Edna Batista, de 65 anos, compartilhou sua experiência no CRAS. “Há quase três anos estou aqui. Este lugar é a minha segunda casa, nós somos uma família, fiz grandes amizades. É sempre uma alegria vir para cá. Aqui a depressão vai embora”.
Coordenador do CRAS Distrito Industrial, Rodolfo Benício.O coordenador do CRAS Distrito Industrial, Rodolfo Benício, enfatizou sobre a importância dessas atividades. “A musicalidade e a dança trazem benefícios físicos e emocionais para os idosos. Muitos chegam aqui sentindo-se sozinhos, sem perspectivas, e, aos poucos, recuperam a autoestima e o prazer de viver.”
Já para crianças e adolescentes, o CRAS oferece atividades aquáticas, jiu-jitsu e oficina de arte. Cada mês, a oficina aborda um tema relevante, de forma criativa e educativa. Em fevereiro, o foco está na prevenção da gravidez na adolescência, com desenhos, colagens e pinturas, os jovens refletem sobre escolhas, sonhos e responsabilidades.
Madalena Farias, mãe do Guilherme de 15 anos, e frequentadora do espaço.Para dona Madalena Farias, mãe do Guilherme de 15 anos, e frequentadora do espaço, o centro é uma rede de suporte essencial. “Meu é autista e há dois anos estamos sendo acompanhados pelo CRAS. Aqui, encontrei apoio para mim e para ele. Aqui o Guilherme tem orientações e atividades, como desenhos e piscina, tudo ajuda no desenvolvimento dele. O CRAS não é só um lugar de atividades, é um lar para quem precisa de atenção e cuidado.”
Soraia Castro, mãe da Sophia de 7 anos, ambas frequentam o CRAS.Soraia Castro, mãe da Sophia de 7 anos, reforçou sobre o suporte que a rede socioassistencial oferece. “Eu cheguei aqui buscando orientações como me inscrever no Cadastro Único e logo fui informada das atividades que o CRAS oferece e como já estava procurando atividades para ela na parte da manhã, então me interessei. Hoje ela faz parte da oficina de arte, dança, jiu-jitsu, além de piscina. Ela fica toda animada para vir”.
A secretária SEMCAT, Francy Pereira, destacou o papel do CRAS na vida da comunidade. “Nosso objetivo é acolher, orientar e transformar vidas. Seja através do esporte, da dança, da música ou da arte, cada atividade foi planejada e tem um propósito maior: fortalecer laços, proporcionar conhecimento e garantir direitos.”
Acolhimento às Famílias Warao
Diante do crescente fluxo de famílias venezuelanas da etnia Warao na cidade, o CRAS Distrito Industrial tem sido um ponto de apoio essencial. Com atendimento socioassistencial, o centro auxilia na regularização de documentos, acesso a benefícios sociais e integração à comunidade.
O CRAS Distrito Industrial está localizado na Rua Manoel de Souza, n.º 4 , bairro Distrito Industrial, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A área de abrangência é: Saré, Conj. Geraldo Palmeira, Heliolandia Rural e Urbana, Hadelândia, Parte do Elo Perdido, Parque Frederico Souza.