SEMMU e OAB promovem Prevenção e capacitação no combate às violências contra mulheres

06/05/2024 13h49 - Atualizada em 06/05/2024 15h42
Secom

Em alusão ao Dia Nacional da Mulher, a SEMMU (Secretaria Municipal da Mulher) promoveu na manhã do último dia 30 de abril uma capacitação com os servidores das Secretarias Municipais de Ananindeua, em parceria com a Comissão de Mulheres e Advogadas da Subseção da OAB de Ananindeua (CMA).

O tema central da capacitação foi "Os direitos das mulheres e as ferramentas para os enfrentamentos as violências e o papel da administração pública como integrante da rede de atendimento municipal”, um debate enriquecedor, visto que os servidores compartilharam suas vivências no âmbito profissional e pessoal em relação ao tema e como o contexto atual pode ser modificado objetivando uma sociedade justa e igualitária para mulheres e homens. O tema faz referência à luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres na sociedade, cuja luta é travada há décadas. 

Capacitação com os servidores das Secretarias Municipais de Ananindeua, em parceria com a Comissão de Mulheres e Advogadas da Subseção da OAB de Ananindeua (CMA).Para reverenciar tão importante data e a mulher que deu início a luta feminista, Jerônima Mesquita, a SEMMU, com o apoio da Prefeitura de Ananindeua e da OAB, idealizou e realizou o encontro com homens para ouvir sua visão sobre a pauta e deliberar mecanismo para em união, realizar o enfrentamento contra a desigualdade entre homens e mulheres.

O evento teve início às 9h, no auditório da OAB Ananindeua-PA, e estiveram presentes no evento representantes da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), SEMAD (Secretaria Municipal de Administração) e GMA. Durante a capacitação diversos temas foram explanados, entre eles o diferencial da Casa da Mulher Brasileira e a importância deste momento para a construção, a médio e longo prazo, de uma sociedade de igualdade e equidade para homens e mulheres.

Além disso, foram debatidos temas de relevante importância como os gatilhos que contribuem para vários tipos de violência que são cometidas diariamente contra mulheres, principalmente nas mídias digitais, crimes que precisam ser combatidos de modo urgente. Após ampla explanação do tema, os participantes puderam ser ouvidos e o que se percebeu foram as pontuais percepções sobre o tema proposto e a postura reflexiva dos homens presentes no evento.

Quem foi a sufragista Jerônima Mesquita, 'A Mulher que Empoderava Mulheres'?

Jerônima Mesquita foi uma mulher à frente do seu tempo, nascida em Minas Gerais, casou-se aos 17 anos e separou-se aos 20, algo inaceitável no final do século XIX. Morou na Europa, junto com sua mãe, tendo ingressado como voluntária na Cruz Vermelha, em 1918, durante a 1ª Guerra Mundial e após um tempo, retornou ao Brasil, tornando-se ativista na luta dos direitos da mulher juntamente com sua mãe e com as amigas, Stela Guerra Duval e Bertha Lutz. Juntas, criaram o Hospital Pró-Matre, no Rio de Janeiro, e atuaram como enfermeiras durante a epidemia de gripe espanhola. 

Com o fim da guerra, Jerônima fundou o Movimento Bandeirante Feminino no Brasil com a proposta de educar crianças e jovens. Em 1922, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) e tornou-se uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino no Brasil, atuando no movimento sufragista de 1932. O Dia Nacional da Mulher foi instituído pela Lei 6.971 de 1980, sendo a data de 30 de abril, o mesmo dia do nascimento de Jerônima Mesquita.