2ª ExpoAgro e 1ª Feira de Agricultura Familiar reúne cerca de 32 expositores do segmento rural em Ananindeua.

09/01/2024 14h12 - Atualizada em 09/01/2024 19h51
Secom

Prefeito Dr. Daniel Santo durante a Expoagro e Feira de Agricultura FamiliarAnanindeua possui cerca de 19 mil hectares em seu território, onde 40% dele é rural. Localidades como Curuçambá, Aurá, Guajará, Região das ilhas e o Quilombo do Abacatal são referências na produção de alimentos saudáveis, agroextrativista e agroecológicos. 

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) realizou, no último sábado (06), a 2ª ExpoAgro e lançou o projeto da 1ª Feira de Agricultura Familiar e de Povos Tradicionais que objetiva aquecer a economia no campo, capacitar e aplicar as políticas públicas e termos de cooperações vigentes.

Fala do Secretario Pedro Soares durante a Expoagro“Temos hoje 14 comunidades nas 9 ilhas de Ananindeua com produção familiar, temos o Quilombo da Abacatal que tem potencial na fruticultura quanto a questão da farinha, e a cidade tem um grande potencial também na questão da agricultura periurbana. Nosso desafio é fazer com que o produtor seja reconhecido e possa escoar seu produto.”, disse o secretário municipal de pesca e agricultura, Pedro Soares. 

Ao todo, o circuito contou com um total de 32 expositores; sendo eles produtores familiares, expositores de artesanatos e licores e cosméticos, associações de bairros adjacentes, exposições de empresas com maquinário para beneficiamento de matéria prima, aquarismo, expositores das ilhas Bom Jesus, João Pilatos e Nova Esperança, além  de stands acadêmicos com apresentações científicas a partir de estudos realizados no município, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), é o que explica a Profª. Dra. Pró-reitora do Projeto de Extensão da Universidade Rural da Amazônia, Antonia Bronze. 

Capacitação de Frutíferas em Vaso.“A Prefeitura de Ananindeua foi uma oportunidade muito interessante para a realização deste convênio, estamos executando atividades com a prefeitura a um tempo como o Festival do Açaí, e agora, iniciamos 2024 com a Expoagro. É uma parceria que vem dando certo com a SEMUPA, pois a UFRA já desenvolve tecnologias voltadas para agricultura periurbana onde o município concentra seu maior potencial”, diz a Pró-Reitora Profª Bonze. 

Capacitações

Capacitação sobre a Importância de Sementes Crioulas, ministrada pelo Marcio Ramos. A SEMUPA também capacitou três turmas com cerca de 87 alunos inscritos nos cursos de “Piscicultura Familiar” ministrada pela Profª Ma. Rosália Furtado, “Fruticultura em Vasos” ministrado pela Profª Antonia Bronze, e “A Importância da Conservação das Semestes Crioulas na Produção de Alimentos” ministrado pelo Coordenador Estadual do Movimento Camponês Popular, Marcio Ramos, houve entrega de certificados pelas mãos do Prefeito Dr Daniel Santos, o Secretário Municipal, Pedro Soares, o Secretário de Estado, Cássio Pereira e o Presidente da Câmara Rui Begot. 

Entrega de certificados para populaçãoPara quem participou das capacitações, a experiência foi inovadora do ponto de vista sustentável, é o que dizem os jovens do Movimento Rede Amazônica Negra, Bruno Matos e Waleria Chaves, que se inscreveram no curso de Fruticultura em Vasos. 

“Esse curso foi muito importante pra mim porque agora eu sei que posso ter uma sustentabilidade em casa de baixo custo, pois eu posso plantar e ter árvores frutíferas na minha própria casa”, diz Waléria. 

Para Bruno, capacitações como estas trazem humanidade e nos aprimoram para um novo modelo sustentável. “Hoje o mundo está muito prepotente, a secretaria trazer cursos como estes nos aprimoram e nos trazem mais verde e mais natureza para nossas comunidades.”, completa.