Secretaria municipal de pesca e agricultura reúne com o conselho de desenvolvimento rural e apresenta ações para 2024
O colegiado é responsável por fiscalizar, orientar e formular políticas públicas de desenvolvimento em áreas rurais de Ananindeua
Secom
A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), reuniu na manhã desta quinta-feira (25), com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) para apresentar as ações de 2024. O conselho é o órgão responsável por fiscalizar e promover as políticas públicas para a realidade do campo.
Secretario de Pesca e Agricultura, Pedro SoaresCriado em 2012, o conselho é formado por representantes do poder público e sociedade civil, como secretarias municipais, associações e cooperativas de produtores. Para o secretário municipal de pesca e agricultura, Pedro Soares, as reuniões com o conselho possibilitam ouvir e aplicar as políticas de forma assertiva nas propriedades rurais. “O conselho tem esse atributo fiscalizador das ações aplicadas pela secretaria, então, ouvir as associações e principalmente os órgãos reguladores e institucionais, nos possibilita aplicar as políticas públicas necessárias para o segmento de forma assertiva”, afirma.
Diretor de Vigilancia Sanitária, Clovis CesarO diretor de vigilância sanitária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Clóvis Cézar, explica que uma das atribuições da agência é fiscalizar e garantir um alimento saudável e seguro para a população. “Muito importante estarmos presentes hoje na reunião do conselho, tendo em vista que uma das missões da ADEPARÁ é garantir o desenvolvimento e produtividade, garantindo um alimento seguro e saudável para a população de Ananindeua”.
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável Estiveram presentes na reunião do conselho a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Associação de Moradores e Produtores Rurais do Abacatal (Aurá), Colônia de pescadores Z-93 de Ananindeua, Associação da Comunidade João Pilatos e Viçosa, Associação das Comunidades Nova Esperança e Igarapé Grande e Associação de Mulheres Produtoras do Curuçambá.