Construção do Aviário na Ilha de João Pilatos: Planejamento e Inclusão da Comunidade

17/06/2024 13h31 - Atualizada em 17/06/2024 13h46

Reunião para a construção do aviário na Ilha de João Pilatos.Nos dias 11 e 14 de junho de 2024, foi realizada reuniões de planejamento para a construção do aviário na Ilha de João Pilatos. As reuniões contaram com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), e do dia 14 também da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará) e da comunidade local.

As reuniões incluíram uma visita às comunidades de João Pilatos, Nova Esperança e Igarapé Grande, na Ilha de João Pilatos. Igarapé Grande, que está sob nova gestão local, recebeu uma reexplicação detalhada do projeto para garantir que todos os novos gestores estivessem cientes das etapas e objetivos da construção do aviário. Durante a visita, foram reconfirmadas as famílias beneficiadas pelo projeto e discutida a contratação de mão de obra local especializada para a construção do aviário.

Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar na pauta de discussão. A EMATER, representada pelo escritório municipal de Ananindeua, também participou de visitas e reuniões. Os representantes da EMATER informaram à comunidade sobre a atualização da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) para o novo CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Essa atualização é fundamental para que as famílias da agricultura familiar continuem a ter acesso aos benefícios e programas de apoio.

A construção do aviário faz parte dos esforços contínuos da SEMUPA para promover o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar nas comunidades rurais de Ananindeua. O projeto visa não apenas aumentar a produção de aves, mas também fortalecer a economia local.

Texto.: Moises Lima.