Novos agentes da Semutran participam de aula prática do curso de formação

09/02/2023 15h07 - Atualizada em 09/02/2023 16h04

Abordar motoristas e motociclistas em blitz, para fiscalizar se estão cumprindo as leis de trânsito, como Carteira Nacional de Habilitação regularizada, uso de capacete, equipamentos e acessórios dos veículos em perfeitas condições, entre várias atribuições. Assim foi a última aula prática do Curso de Formação, realizada na manhã desta quinta-feira (9), na Avenida Independência, com a participação dos oito alunos aprovados em concurso público e empossados, como agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ananindeua.

Durante a aula prática, com auxílio da Polícia Militar na blitz, os novos agentes fizeram abordagens para verificar infrações, e já sabem a postura a ser adotada diante dos infratores do Código Nacional de Trânsito. “Esse curso de formação está sendo fundamental para amadurecermos ainda mais a postura adequada na abordagem aos condutores de veículos. Ter a calma e a solidez suficientes para lidar com as pessoas, mesmo aquelas que estejam alteradas”, afirmou a nova agente Larissa Brito.

E como geralmente os condutores de veículos, que estejam cometendo infrações, usam o expediente criminoso de tentar subornar, a nova agente já sabe a frase que vai usar diante de situações desagradáveis: “Primeiro que é um crime e eu posso dar voz de prisão para quem tomar essa atitude. E vou advertir dizendo a seguinte frase ‘vou fingir que não escutei para o seu próprio bem’. Agora se o condutor mesmo assim insistir, aí vou dar voz de prisão, porque precisamos mais do que nunca ter uma postura ética e correta para que o brasileiro aprenda a estar dentro da lei”, sentenciou Larissa.

Outro novo agente a participar da aula prática foi Roberto Santos. Ele frisou também a postura do agente nas abordagens e o quanto a aula prática contribuiu para o aperfeiçoamento profissional. “Estamos colocando em prática tudo que aprendemos na sala de aula, e mostrando para a sociedade a importância humanitária da fiscalização, para podermos ter um trânsito mais seguro e humano. E para isso precisamos ter autocontrole para lidar com as pessoas, que estejam cometendo infrações e que ainda acham que passarão impunes. Se existe a lei é para ser cumprida”.

O Curso de Formação dos Novos Agentes começou no dia 16 de janeiro deste ano, e termina nesta sexta-feira. Os novos agentes tiveram aulas sobre o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização do trânsito, legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização, ética e cidadania, psicologia aplicada e prática operacional. “Os novos agentes estão preparados para fiscalizar o trânsito de Ananindeua com ética para mudarmos aquela lógica perversa da impunidade, com postura profissional suficiente para saber lidar com as pessoas com solidez e autocontrole para garantir a aplicação das leis e para humanizar ainda mais o trânsito do nosso município”, explicou Marcelo Simonetti, diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ananindeua.