Cidade Nova agora está com nova iluminação pública

01/04/2022 15h12

Preocupada com a segurança e o bem-estar da população, a Prefeitura de Municipal de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) realizou nesta quinta-feira, 31, a cerimônia de entrega de mais uma etapa do programa "Ilumina, Mais Luz para Ananindeua". Desta vez, o programa vai beneficiar os moradores do bairro Cidade Nova de todos os conjuntos de 1 a 9, que agora contam com o novo sistema de iluminação pública em LED e já podem sentir os resultados do investimento. A Sesan, por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP), realizou a substituição de 5 mil luminárias a vapor.

“A acessibilidade e a segurança são dois fatores que tornam a iluminação pública muito importante. Queremos proporcionar aos moradores de toda Ananindeua tranquilidade ao transitar nas ruas da cidade, seja de dia ou noite. As lâmpadas de LED representam a busca por mais eficiência e qualidade na prestação do serviço de iluminação pública. Com isso, conseguiremos a redução do consumo e um ganho para o meio ambiente na economia de energia”, relatou o prefeito Dr. Daniel Santos

Ananindeua conta hoje com 38 mil luminárias e desde que o programa foi lançado, em janeiro de 2021, a Secretaria de Saneamento já trocou 10.313 pontos por LED. “A iluminação pública é uma das prioridades da gestão. Investir em iluminação é investir também em segurança e qualidade de vida” explicou o Secretário da Sesan Paulo Macedo.

O Programa Ilumina - Mais luz para Ananindeua, além de gerar mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores, reflete diretamente na economia dos cofres públicos da prefeitura. O município irá economizar 55% na iluminação pública, com isso a gestão poderá ampliar ainda mais os serviços oferecidos à população. A Iluminação em LED gasta menos energia, além de não agredir o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade. Mas o principal benefício do programa é oferecer qualidade de vida e mais dignidade aos moradores do município.

Locais que já foram contemplados com o programa Ilumina

Conjunto Girassol, no bairro de Águas Brancas: 378 luminárias em LED.

Comunidade Nova Jerusalém, no Curuçambá: 500 pontos substituídos por LED.

Área dos Correios, no bairro Águas Lindas: 110 pontos.

Comunidade Dom Bosco, no bairro de Águas Brancas: 151 pontos de iluminação em LED.

Conjunto Stélio Maroja, no bairro Cidade Nova: 120 lâmpadas.

Comunidade Jardim Jader Barbalho, bairro do Aurá: 400 pontos.

Comunidades Malvinas - Bairro Maguari: 204 pontos.

Park Anne, no conjunto Júlia Seffer: 130 pontos

Conjunto San Clair Passarinho, bairro 40 Horas - 136 lâmpadas

Conjunto Sabiá, bairro 40 Horas - 100 pontos

Conjunto Cidade Nova 1 a 9  - Mais de 5 mil pontos.

A Sesan vem instalando também as luminárias em LED nas ruas asfaltadas que já foram entregues, bem como em praças e quadras poliesportivas que estão sendo revitalizadas. Por esse motivo, o programa Ilumina já atendeu também os bairros Guanabara, 40 Horas, Distrito Industrial, Icuí, Centro, Guajará, Jaderlândia, Atalaia e ainda irá se estender aos demais bairros do município.