Ananindeua firma parceria na primeira implantação de usina fotovoltaica da região norte

O acordo favorece o consumo de energia elétrica de menor impacto ambiental

04/10/2023 08h45 - Atualizada em 05/10/2023 14h58

Na noite desta segunda-feira, 2, foi apresentado o contrato de concessão administrativa para a Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade para a implantação, operação e manutenção de unidades geradoras de energia fotovoltaica no âmbito da geração distribuída, e do serviço de gestão da compensação dos créditos de energia elétrica para o município de Ananindeua, que entre si celebram a Secretaria Municipal de Saneamento e o Consórcio Energia Ananindeua.

Apresentado o contrato de concessão administrativaA Prefeitura de Ananindeua por intermédio da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (SESAN) e a Energia Ananindeua SPE S/,  firmou o contrato da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da região norte do estado, com o intuito de economizar na gestão dos recursos públicos e disponibilizar tecnologias para racionalizar o consumo de energia elétrica, através de fontes renováveis e de menor impacto ambiental, o que favorece e a sustentabilidade.

O sistema da usina que será implantada gera energia renovável e limpa, essa composição é a responsável por captar a energia solar e convertê-la em eletricidade. O contrato tem um prazo de 25 anos e atenderá mais de 330 unidades consumidoras de baixa tensão, ou seja, prédios públicos sendo atendidos com energia renovável e baixo custo, isso significa uma economia de 31 milhões aos cofres do município, além de uma redução 637,96 mil carbono no meio ambiente.

Alexandre TechimaAlexandre Techima um dos acionistas da Energia Ananindeua enfatizou a importância da parceria. “Existe uma série de benefícios ambientais essa iniciativa, vamos evitar toneladas de CO2 no meio ambiente”.

O acionista, Ricardo Coifman, falou sobre a ampliação do projeto, inclusive trocando todas as lâmpadas a vapor por LED. “Esse é um projeto de eficiência energética, então tudo que puder ser proposto, que traga ao município benefícios, será feito”, concluiu o diretor.

O Diretor de Projetos Estratégicos da Administração Municipal, Ed Wilson, apontou ideias que colaboram com a visão da gestão. “Temos visado formas alternativas de geração de energia, pra gente é uma data especial, nós construímos isso a muitas mãos, pensamos uma Ananindeua que olhe pro futuro, nosso trabalho com a implantação dessa usina é ter resultados a longo prazo”.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel SantosO prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, reafirmou a importância da usina para Ananindeua. “Estamos dando um passo importante, com a avaliação da equipe técnica da prefeitura, é sempre bom frisar que é um projeto de várias mãos, colocamos como oportunidade para o município de Ananindeua, para que pensemos num município melhor”.

O prefeito ainda salientou que a empresa Energia Ananindeua, possa comprar os insumos que serão utilizados para a construção da usina fotovoltaica dos empresários do município. “Gostaria de pedir que a empresa responsável pela implantação e administração da usina, ajude os empresários que fazem a nossa economia girar; podemos conversar com a Câmara, para isentar o que for necessário para que possamos ver nossos empresários também desenvolverem”.

A ordem de serviço está prevista para ser assinada no início de janeiro, após assinatura a empresa Energia Ananindeua tem o prazo de um ano pra terminar a construção e começar a operar.