Começa mutirão de exames preventivos ao câncer de colo uterino

01/11/2022 14h37
Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) promove nesse mês de novembro mutirões de exame Preventivo ao Câncer de Colo de Útero (PPCU) para mulheres com idades entre 25 a 64 anos, que ainda não o realizaram o exame em 2022.  

O exame de PCCU detecta o câncer de colo de útero de forma precoce, o que é essencial para aumentar as chances de cura da paciente. Por isso é importante que a partir do momento em que a mulher inicia sua vida sexual, ela realize o exame anualmente. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical ou como é conhecido popularmente de “Papanicolau”. 

O preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, explicou que esses mutirões são extremamente importantes para a realização dos exames de PCCU no município. “Nos sábados de novembro a Sesau estará abrindo alguns pontos de coleta do preventivo para as mulheres de Ananindeua. Em especial, as que tem entre 25 a 64 anos, pois são as que tem mais probabilidade em desenvolver o Câncer de Colo de Útero, então estaremos com essas unidades de saúde aberta para elas. Colocamos nos sábados para que as mulheres que não tem tempo durante a semana, consigam fazer seu exame que é tão importante para a prevenção.” 

Os mutirões acontecerão todos os sábados do mês de novembro, nos dias 05, 12, 19 e 26 em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica do Lado Norte, no horário de 8h às 12h. 

 

Documentos necessários: RG, CPF e cópia e original do Cartão Sus.

 

Confira os locais:

- UBS Ananindeua Centro

- UBS Águas Lindas

- UBS Distrito Industrial

- UBS Paar

- UBS Nova Zelândia

- Policlínica Doutor Carlos Guimarães – Lado Norte.