250 moradores de Ananindeua recebem óculos de grau pelo programa “Olhar Ananin”

20/04/2024 16h24 - Atualizada em 21/04/2024 20h49
Secom

Quem não conhece alguém que tenha dificuldade de enxergar? Os problemas de visão fazem parte da vida de muitos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mais de 35 milhões de brasileiros sofrem de alguma patologia ocular. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. 

Os problemas mais comuns são a miopia, hipermetropia e astigmatismo. O tratamento, na maioria dos casos, é a utilização de óculos com lentes próprias, porém nem todos têm acesso a essa solução. Com base nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), desenvolveu, em 2022, o Projeto “Olhar Ananin”, que disponibiliza consultas e óculos de grau aos cidadãos do município que apresentam dificuldade para enxergar. Desde então, já foram entregues 5.267 óculos para os usuários da rede municipal de saúde. 

“Nós criamos uma política inovadora, que em nenhum outro local do Pará se tem. No Super Centro de Saúde Ananindeua, o cidadão faz a consulta com o oftalmologista, escolhe seus óculos e depois volta para buscá-los. Criamos a ótica do SUS, pois sabemos do custo que é para adquirir uma lente e armação, além da consulta. Muitos necessitam dos óculos para o trabalho ou até para as atividades de rotina. Então, o programa traz essa qualidade de vida para essas pessoas. O nosso plano é construir mais 4 centros no município e assim descentralizar o serviço, aproximá-lo de quem mais precisa.”, destacou o prefeito doutor Daniel Santos.

Neste sábado, 20, ocorreu mais uma entrega, dessa vez, aos 250 cidadãos atendidos no Super Centro de Saúde Ananindeua e no Consultório Móvel durante as edições do Programa “Prefeitura em Movimento”. Dona Nazaré Clotilde, de 60 anos, fez questão de agradecer. "Já faz alguns anos que eu estou usando óculos, mas o meu já venceu há uns dois anos. Esse programa é uma benção. É a primeira vez que participo. Achei muito bom poder escolher a armação, porque é uma coisa que vamos utilizar no dia a dia", contou. 

Katia Viana, de 55 anos, não conteve a emoção. “Sou viúva e desempregada e não tinha dinheiro para comprar os meus óculos. O meu antigo já não tinha valor, pois há 3 anos tinha vencido. Achei excelente essa ideia do nosso prefeito. Ele está de parabéns. Sou muito grata a Deus. Agora vou poder enxergar melhor”. 

A titular da SESAU, Dayane Lima, reafirma a importância das entregas do programa “Olhar Ananin” para quem precisa. "Os resultados do programa têm sido muito salutares para os moradores de Ananindeua beneficiados pelo programa “Olhar Ananin”. Com a entrega de óculos de grau, eles passam a ter mais qualidade de vida, não apenas porque passam a ter uma melhor acuidade visual, mas também porque aumenta a autoestima e confiança. É uma forma de promover a inclusão”.