Ananindeua adquire van para transporte social

06/12/2022 14h02 - Atualizada em 06/12/2022 15h25

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), fez nessa manhã de terça-feira, 6, a entrega de uma van para transporte social do município. A entrega do veículo aconteceu na Praça do Renascer, localizada na Avenida três corações.

O Transporte Social é um programa do Governo Federal, que institui serviço gratuito de transporte para tratamento de saúde, na modalidade de destinar aos portadores de doenças consideradas graves. Em Ananindeua esse serviço tem a proposta de atender as necessidades de deslocamento para diversos tratamentos, como sessões de hemodiálise, quimioterapia, doenças renais graves.

Em Ananindeua, além da nova van de modelo Master Minibus que teve o investimento de 349.950,00 reais, existem mais seis veículos destinados ao Transporte Social. Esses veículos são disponibilizados para buscar e levar os pacientes nos hospitais e clínicas de referências do município e estado.

A nova van será destinada prioritariamente para pacientes em acompanhamento de hemodiálise que não tem condições, sejam elas físicas ou financeiras. Essa iniciativa beneficia 108 pacientes do município de Ananindeua.

“Para que os pacientes em tratamento de hemodiálise possam receber esse benefício, eles são orientados para solicitar o transporte na unidade de saúde mais próxima de sua residência. É verificada a necessidade do paciente, dando prioridade a idosos, cadeirantes, debilitados, amputados, cegos e os que acabaram de se submeter a uma cirurgia. Depois de comprovar a necessidade, eles são encaminhados e incluídos no programa de Transporte Social da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua”, explicou a secretária de saúde, Dayane Lima.

Sobre o procedimento:

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O tratamento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias, como sódio, potássio, ureia e creatinina. Dependendo da situação clínica do paciente, esse tempo varia de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita de 2 a 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. O médico nefrologista é quem avalia a necessidade do paciente para que seja escolhida a melhor forma de tratamento.