Carnanindeua 2023: Se tem folia, tem prevenção

07/02/2023 15h19 - Atualizada em 08/02/2023 21h56
Secom

O Carnanindeua 2023 está chegando! Com isso, muita diversão, alegria e festa estão garantidas. No município, as pessoas costumam aproveitar os dias de folia ofertados pela prefeitura de Ananindeua com amigos, “contatinhos” e até mesmo, para fazer novos amigos. Tudo isso é maravilhoso e pode ficar ainda melhor se, numa relação mais íntima, houver conscientização e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lança a campanha: “Se tem folia, tem prevenção”, visando essa conscientização para a população do município. 

A campanha chama atenção para o Carnanindeua que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, objetivando alertar a população ao cuidado com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  

As ações da Prefeitura durante o carnaval incluem a distribuição de preservativos nas ruas. O principal foco é a prevenção de HIV/AIDS. Porém, especialistas alertam para o risco de propagação de outras doenças, como HPV, herpes genital, hepatite B e C e sífilis. 

HIV/AIDS

O vírus da imunodeficiência humana é o causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico e derruba o sistema de defesa do organismo.

O tratamento contínuo ao HIV pode controlar a doença, garantir a sobrevida dos infectados e tornar o vírus indetectável (equivalendo a prevenir a transmissão com uma segurança de 96%). Mas não pode curá-la. O teste rápido costuma detectar a infecção quase 15 dias após o contágio, e pode ser feito no SAE/CTA de Ananindeua.

As campanhas costumam focar no uso da camisinha como método de prevenção, mas é essencial conhecer também a proteção disponível para casos de relação de risco desprotegidas, a chamada profilaxia pós-exposição, ou PEP, um conjunto de medicamentos contra o HIV que devem ser ingeridos por 28 dias no período imediatamente após o possível contágio.

Sífilis

Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, a infecção apresenta diferentes estágios, do primário ao terciário, e tem maior potencial de infecção nas duas primeiras fases, que costumam ocorrer até 40 dias após o contágio.

Os sintomas mostram feridas na região genital (na fase primária) e manchas no corpo que sugerem uma alergia (na fase secundária). O tratamento da doença é gratuito na rede pública, feito com penicilina.

O problema é que os sintomas podem se curar sozinhos e passar despercebidos. A sífilis terciária pode aparecer de dois a quarenta anos após o início da infecção, podendo causar lesões neurológicas, cardiovasculares e levar à morte.

HPV

O Papilomavírus Humano existe com mais de 200 variações e se manifesta por meio de formações verrugosas - que podem aparecer no pênis, vulva, vagina, ânus, colo do útero, boca ou garganta. O sexo é a principal forma de transmissão do HPV, seja pelo coito ou pelo sexo oral.

Herpes genital

Transmitido pela relação sexual com uma pessoa infectada, o vírus do herpes causa pequenas bolhas e lesões dolorosas na região genital masculina e feminina. As feridas podem acompanhar ardor, coceira, dor ao urinar e mesmo febre, e os sintomas podem reaparecer ou se prolongar quando a imunidade está baixa.

Hepatite B ou C

A hepatite B é transmitida sexualmente, e também por transfusão de sangue e compartilhamento de material para uso de drogas, entre outros.

As mesmas formas valem para a hepatite C, mas a transmissão sexual é mais rara, por isso, ela não é considerada propriamente uma infecção sexualmente transmissível.

A vacina contra a hepatite B é gratuita e disponível na rede pública. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e o tratamento pode combinar medicamentos e corte de bebidas alcoólicas. Os sintomas para ambas as doenças são raras, mas podem incluir cansaço, tontura, enjoo e pele e olhos amarelados. 

HIV: Em casos de Emergência

-A PEP é chamada de Profilaxia Pós-Exposição, é uma forma de prevenção para o HIV que pode ser indicada quando você teve uma relação sexual sem proteção ou rompeu a camisinha. A PEP deve iniciar o mais breve possível, podendo ser indicada em até 72 horas após a exposição. O paciente é atendido por um profissional de saúde e serão realizados testes. A PEP tem duração de 28 dias, sendo indicados dois comprimidos juntos ao dia.

-A PEP é uma forma de prevenção que não substitui a camisinha sendo considerada uma emergência, em casos de exposição, procure atendimento. 

Atendimento em Ananindeua:

- Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). Localizados na Rua do Cláudio Sanders 1520, Ananindeua.