US Paulo Frota conta com o Ananin Sus Digital

14/02/2023 11h01 - Atualizada em 14/02/2023 11h42
Secom

A Unidade de Saúde do Paulo Frota, na Cidade Nova II, foi a 29ª unidade a integrar o Programa Ananin SUS Digital, que é o sistema de Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde para agilizar o atendimento de pacientes e acabar com a utilização dos formulários de papel. A US iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã desta terça-feira (14).

O Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos e a Secretária de Saúde, Dayane Lima, acompanharam o primeiro atendimento já com o novo sistema na Unidade. “Os pacientes reclamavam de vim marcar com um especialista, e sair com vários papéis e perderem esses papéis, e o paciente perder a consulta. E com o Ananin Sus Digital, a gente pode guardar toda a vida do paciente, o que é muito importante para o próximo médico, para a próxima consulta, e para que o paciente já possa sair com o procedimento  agendado da unidade de saúde”. Disse o Dr. Daniel. 

A primeira paciente atendida foi Rosinei Cardoso Araújo, de 63 anos. Dona Rosinei foi até a na Unidade de Saúde para marcar uma consulta especializada com um ginecologista e já saiu com sua marcação em mãos. “Sempre sou atendida aqui nesta Unidade, o atendimento é ótimo e agora com esse sistema, está muito mais rápido. Eu gostei bastante”.

A médica da unidade, Doutora Valéria Rebouças, falou de como a informatização na US está melhorando o serviço e agilizando os atendimentos devido ao cadastro de pacientes. “O sistema está facilitando muito nosso trabalho, o atendimento fica registado, então sempre que a gente precisar, só abrir o sistema e está lá toda a ficha do paciente, a gente consegue ver todo o histórico dos pacientes”.

O sistema do Ananin Sus Digital cadastra os pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta. “O Ananin Sus Digital é o nosso programa de informatização das unidades de saúde municipais, onde traz o prontuário eletrônico, sistema que vem concentrar as informações do paciente para que todos os profissionais tenham acesso, onde tenha um norte para com o seu cuidado, como, por exemplo, patologias, remédios... tudo fica gravado, e isso agiliza os atendimentos”. Explicou a Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). 

Ananin Sus Digital
O Ananin Sus Digital é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui a internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tabletes e qualificação dos servidores para que possam utilizar o programa. O Prontuário Eletrônico além de oferecer agilidade, traz também praticidade aos servidores e economia para o município, já que o sistema vai interligar todas as unidades básicas e de pronto atendimento.