Moradores do Curuçambá recebem o programa Corujão da Saúde.

16/02/2023 11h43 - Atualizada em 16/02/2023 12h18

Na última quarta-feira (15), foi a vez do bairro do Curuçambá receber o programa Corujão da Saúde, projeto que a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), leva atendimentos à população no horário de 17h as 21h. Iniciativa esta que prevê atendimentos de saúde itinerantes em horário estendido, voltado para pacientes que não podem se deslocar às unidades de saúde para o atendimento em horário comercial.

A primeira comunidade beneficiada com o "corujão" neste ano foi o Icuí, onde foram atendidas mais de mil pessoas, no último dia 17 desse mês. Na segunda ação do programa, dia 24 de janeiro, o projeto aconteceu nas comunidades do Aurá e Marighella, onde foram realizados 1.287 atendimentos, entre consultas, exames, vacinas e marcações, CadÚnico e emissão de RG. Na terceira ação do ano, 01 de fevereiro, que aconteceu no Jaderlândia, foram atendidas 1.563 pessoas entre consultas, exames, vacinas e marcações. Na última ação, no Curuçambá, o Corujão da Saúde atendeu cerca de 900 usuários.

Esta foi a quinta ação do projeto, que ofertou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, consultas médicas com clínico geral; vacinação contra covid-19, meningo C, HPV, H1N1, sarampo, ACWY; realização de exames de PCCU e cadastro do Cartão Nacional do Sus.

Para os exames Preventivos do Câncer de Colo Uterino (PCCU), a Sesau criou a Unidade Móvel de Prevenção a Saúde da Mulher, onde o consultório acompanha todas as ações itinerantes do Corujão da Saúde. A iniciativa visa fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento do câncer do colo de útero, a principal causa de mortalidade feminina.

Segundo a secretária de Saúde, Dayane Lima, o corujão tem uma relevância muito grande para a comunidade. “O Corujão é de suma importância, pois estamos atendendo a população em horário diferenciado. Essa é uma iniciativa que vai percorrer todos os bairros de Ananindeua”, afirmou.

O serviço de atualização e inscrição no Cadastro Único na ação do Corujão da Saúde é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). Para ser incluída no CadÚnico, a família precisa ter renda mensal familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita. Dentre os benefícios do Cadastro Único estão: energia e tarifa social de água, programa ID Jovem, CNH Social, isenção de taxa para concurso público, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência e Programa Bolsa Família, entre outros.

Para atualização, os documentos necessários são: carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento. Caso seja casado(a), certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge. Se houver outros moradores na residência do beneficiário, é preciso apresentar RG, CPF, certidão de nascimento para menores de 10 anos e carteira de trabalho para maiores de 18 anos, além da declaração escolar da criança ou adolescente.

Serviço:

O Corujão da Saúde funciona uma vez por semana de forma itinerante, percorrendo os bairros de Ananindeua, de 17h às 21h.