Castramóvel iniciou atendimentos do segundo semestre com a "pata direita"

Programa "Pet Amigo" levou mais saúde aos cães e gatos do Júlia Seffer.

11/08/2023 19h20 - Atualizada em 11/08/2023 20h09

A edição da Ação Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua que encerrou na quinta-feira (10), foi um sucesso. O serviço foi ofertado durante quatro dias no bairro de Águas Lindas, Conjunto Júlia Seffer e castrou 60 gatos e 40 cachorros, que antes do procedimento cirúrgico receberam avaliação médica e realizaram exames de sangue.
Para a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), os serviços ofertados têm o objetivo de evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população, e levar o serviço de forma itinerante para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular.

A artesã, Maria Santiago, estava muito feliz com a castração garantida do seu gatinho. "Trouxe meu gatinho, o Zoro, para castrar, adotei ele bem pequenininho. Acho essa ação maravilhosa, pois ajuda a gente que não tem condições de pagar a castração, exames, consultas para nossos animais. É importante para proteger nossos animais, eles fazem parte da nossa família".

"Soube dessa ação através de boca a boca, eu trouxe minha gatinha para fazer a castração. Essa ação é uma maravilha, pois evita que os bichinhos sejam abandonados, trata da saúde deles e agradeço ao Prefeito que pensa com carinho nos bichinhos também" declarou Joana Cordeiro, artesã, que levou a sua gata "neném" para castrar.

A médica veterinária, Tamara Maués, reforçou o quanto o projeto é importante tanto para os Pets quanto para a população. "A importância do Castramóvel é enorme, principalmente em questão de controle populacional, evitando animais errantes na rua, então a gente previne uma série de zoonoses. A ação acaba sendo uma solução tanto para a saúde animal quanto para o bem-estar e saúde pública. Alertamos que após a cirurgia de castração, as orientações passadas aos donos dos animais sejam seguidas para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível, caso haja qualquer intercorrência orientamos que a pessoa leve seu animalzinho até a clínica de apoio."

"Com relação aos animais que vieram e fizeram seu cadastro, mas não puderam realizar a cirurgia naquele momento, eles tiveram a castração garantida, esses animais são encaminhados à clínica de apoio para realizar novos exames que identifiquem a causa que impediu o procedimento, façam o tratamento e posteriormente sejam castrados. Geralmente essas cirurgias ocorrem todas as sextas-feiras na própria clínica parceira" pontuou a Médica Veterinária, Tamara Maués.

Segundo a Coordenadora do Castramóvel, Rosi Soares, o Programa Pet Amigo continua acompanhando o animalzinho após a ação, para retirada de pontos e garante a castração dos animais que não foram aprovados na "anamnese" no dia da ação."Ananindeua é o único município que a ação do Castramóvel mantém o animal no programa, mesmo que ele não esteja apto para castrar. A Prefeitura tem convênio com a Clínica Clivep, que atende o animal que por ventura não tenha sido apto ao castramento na ação, garantimos que ele será castrado assim que estiver apto. No caso dos animais que é preciso a retirada de pontos, a mesma é garantida pelo Programa Pet Amigo na Clínica. Essa ação que fizemos aqui na São Judas Tadeu, realizamos a anamnese de 123 animais".

Aonde devo levar meu Pet para retirar os pontos?
O animalzinho que precisar realizar a retirada dos pontos, deve se dirigir até a CLIVEP na Travessa We-31,N°241- Conjunto Cidade Nova V, em frente ao Colégio Equipe. A retirada de pontos é gratuita.

Programa Pet Amigo
Com o objetivo de assegurar a população de baixa renda do município com serviços de saúde, dedicados para cães e gatos, a Prefeitura de Ananindeua criou o programa “Pet Amigo”, que entre as ações desenvolvidas está o Castramóvel, unidade móvel equipada com centro cirúrgico, que é levado para qualquer bairro do município, onde são realizadas castrações gratuitas.
Atenção para a próxima edição do Castramóvel que será divulgada nas redes sociais da prefeitura, castrar é uma prova de amor ao seu animalzinho.