Nova Clínica Saúde da Família Celso Leão é inaugurada e vai beneficiar a população do Maguary

Mais de dezenove mil pacientes serão beneficiados com a Nova UBS

24/08/2023 19h26

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos inaugurou nesta manhã de quinta-feira, 24, com grande festa a Nova Clínica Saúde da Família Celso Leão. O sorriso no rosto, e a satisfação da entrega de mais uma obra de grande importância para a área da saúde que irá beneficiar a população foram algumas das marcas da inauguração, sentimentos partilhados não somente pelo prefeito, mas de todos os presentes.
A agora Clínica Saúde da Família Celso Leão após a revitalização e adequação, conta com uma sala de vacina, Consultório Odontológico, Sala para PCCU, Sala de Curativo, Farmácia Básica, 4 consultórios e todos os ambientes possuem adequação para atender pacientes portadores de necessidades especiais.

Segundo a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Rosângela Tavares, a reforma chegou para benefício mútuo tanto da população quanto dos servidores, o que vai melhorar abruptamente o trabalho desenvolvido "Nós somos o elo entre a comunidade e a UBS. Antes tínhamos um pouco de dificuldade para mostrar nosso trabalho, que é realizar o cadastro dos pacientes e conhecer toda a comunidade. Agora, com os tablets, com todo o investimento que está sendo feito melhorou muito a dinâmica. Essa gestão veio somar cosas boas, está sendo maravilhosa para nós da Saúde. O Daniel é um prefeito de luta, ele é um prefeito da frente que mostra trabalho. Hoje, estamos realizando um sonho, pois aqui estava precário e não tínhamos como atender o paciente dando ao mesmo conforto e dignidade... com essa UBS revitalizada e todo esse conforto e aconchego, a população será totalmente acolhida e muito bem atendida. O prefeito está de parabéns."

Para a Gerente da UBS Celso Leão, Nazaré Oliveira, a nova Clínica Saúde da Família vai oferecer melhores condições de trabalho para equipe de saúde e também para população, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários: "A Nossa UBS passou por um processo de reforma, antes o atendimento estava bem precário e a demanda muito reprimida. Temos um total de dezenove mil pessoas cadastradas e a gente não estava alcançando essas pessoas. Agora, com certeza após essa revitalização completa, iremos atender todas as demandas. Hoje, nós e e toda Ananindeua, estamos vivendo um patamar diferente, é inexplicável ver a mudança que está acontecendo na saúde, o Doutor Daniel vai longe, pois o trabalho dele mostra o que ele veio fazer, ele vai longe", afirmou.

Farmacêutica da UBS desde 2019, Suellen Ferreira, começou sua carreira profissional em drogarias, mas foi na Unidade de Saúde que ela pode vivenciar experiências gratificantes: "Trabalhar em uma UBS é muito gratificante porque aqui doamos de volta pra eles toda a confiança que eles depositam no município. Então é uma relação de gratidão mútua. Estamos recebendo do prefeito, uma UBS com estrutura, ambiente confortável, medicamentos e tudo o que precisa para um atendimento excelente para o público. O trabalho do Prefeito está aprovado, é algo que vemos de fato acontecendo".

A dona Adalgisa Pacheco, aposentada, é usuária antiga da UBS e presenciou dificuldades que a Unidade passou e agora contempla a nova Clínica com alegria e a esperança que a saúde avançará ainda mais no município: "Há muitos anos me consulto aqui, e vi todas as dificuldades que esse posto passou. Mas, sempre fui bem atendida, principalmente pelos agentes de saúde. Aqui era bem precário, e agora está maravilhoso, espero que continue melhorando e que Jesus e Maria Santíssima continue abençoando o nosso Prefeito que está fazendo tudo por nós", afirmou.

Danielle Mauad, Ortodontista, "Nossos equipamentos e a sala estavam com muita carência de melhorias, mesmo assim, sempre procuramos atender nossos pacientes com excelência. Por dia atendemos cerca de 22 pacientes por dia, esperamos que com a reforma agora possamos atender bem mais. mantendo sempre a qualidade e humanização nos atendimentos. Temos que agradecer ao Prefeito e a gestão toda, que estão empenhados em realizar o melhor pra gente."

O prefeito Doutor Daniel ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica de Saúde, que é a porta de entrada do SUS. “Em Ananindeua, colocamos como uma de nossas maiores prioridade a Atenção Básica, que é a base do sistema de saúde. Estamos realizando muitos investimento em diversas áreas aqui em Ananindeua, principalmente na saúde. Prezamos pelo padrão de  qualidade, estrutura, conforto e humanização, tanto para nossos servidores, quanto para nossos pacientes...já são 48 UBS, entre construções e reformas, que mantém esse padrão de qualidade que vocês estão vendo aqui nessa Clínica Saúde da Família. Eu digo sempre, o padrão de qualidade que queremos é focar no atendimento, no cuidado, na atenção e no amor com nossos pacientes. Que Deus abençoe cada um de vocês, abençoe essa Unidade local sagrado de trabalho de cada um de vocês e que continue nos dando saúde pra que a gente continue transformando para melhor aqui a nossa cidade. Vamos continuar trabalhando para construir uma saúde pública de qualidade”, ressaltou.

A Unidade reestruturada conta com cinco equipes de saúde da família e  os usuários recebem atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, vacinas, curativos, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.

A solenidade de inauguração da Clínica Saúde da Família Celso Leão contou também com a participação da Secretária de Saúde Dayane Lima, a Secretária Adjunta Karla Madeira, vereadores, lideranças comunitárias, servidores que atuam na Unidade e da população.