Emoção e Fé marcam a passagem da Imagem Peregrina pela SESAU

Secretaria Municipal de Saúde recebe pela primeira vez a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

31/08/2023 14h00 - Atualizada em 31/08/2023 22h52

Dentro da Agenda Oficial de visitas às repartições públicas a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), recebeu na manhã desta quinta-feira (31), a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano tem como tema 'Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho'.
Um pequeno altar foi especialmente montado no hall de recepção do prédio, onde os servidores municipais da SESAU e convidados reuniram-se para receber a imagem com homenagens, orações, cânticos, gestos de fé e devoção.

Sob grande emoção, a Imagem foi recebida pela Secretária de Saúde, Dayane Lima e pela Secretária Adjunta, Karla Madeira. Bastante emocionadas, conduziram a imagem peregrina até o altar preparado, especialmente, para o encontro.

Foi celebrado um simbólico momento de oração presidido pelo Padre Ivan. “Receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é uma grande graça, pois muitos órgãos solicitam a visita, mas a agenda de peregrinações é muito concorrida. Que nossa Senhora abençoe esta repartição e a todos que trabalham neste local”, declarou o Padre.

Durante a Celebração, o religioso fez uma oração com pedido de bênçãos para todos os servidores e a SESAU. “A visita da imagem peregrina não é apenas uma imagem esculpida, mas é história de bênção e de cura para o coração de muitas pessoas. Este é um lugar de cura, de esperança, de saúde e de fé. Vamos pedir a proteção de Deus e pedir a bênção para todos os servidores e seus familiares”.

A Secretária de Saúde, Dayane Lima, destacou a importância da visita da imagem ao órgão. “Temos o privilégio de receber a visita da Santa e isso nos deixa muito feliz. Que possamos sentir o amor de Maria, que ela nos guie em todas as nossas ações desenvolvidas em prol da população de Ananindeua. Que possamos chegar à nossa missão institucional com a intercessão de Nossa Senhora dentro e fora do nosso ambiente de trabalho”, destacou.

"É uma grande alegria, receber pela primeira vez, aqui na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A visita da imagem tem uma grande importância, tanto para o nosso público interno- que são os nossos servidores, quanto para o nosso público externo- que são os nossos pacientes. A religiosidade faz parte do nosso dia-a-dia e das nossas Unidades de Saúde, por todos aqueles que pedem pelo restabelecimento. A vinda "dela" é um momento único e por muito tempo foi muito aguardado por todos nós, é um momento de agradecer a oportunidade de estar junto de Nossa Senhora e compartilhar um sentimento de fé e gratidão. Quem é devoto, sabe que é uma emoção sem explicação", declarou emocionada a Secretária Adjunta de Saúde, Karla Madeira.

A Secretária Dayane Lima, recebeu a Imagem das mãos do Padre Ivan Conceição e conduziu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré entre os servidores municipais que prestigiaram a passagem da Santa junto aos Guardas de Nossa Senhora de Nazaré. Os servidores tiveram a oportunidade de tocar, fazer suas orações, e pedir que Deus continue na condução dos trabalhos desta Secretaria, voltada para a Saúde dos Munícipes de Ananindeua, além dos registros fotográficos que ficarão marcados como um dia especial em que a família SESAU recebeu pela primeira vez a visita ilustre da Mãe de Jesus.

História

A Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada por volta de 1700 pelo caboclo Plácido José de Souza, em Belém. A Imagem Original é de Madeira, com 28cm de altura, carrega o Menino Jesus no colo e fica permanentemente na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Glória.

A Imagem Peregrina

Em 1968, atendendo pedidos dos fieis, para que a imagem do Colégio Gentil fosse cópia fiel da imagem original, o então Pároco de Nazaré, Padre Luciano Brambilla, resolveu encomendar uma réplica da imagem para que fosse utilizada nas procissões e cerimônias oficiais. A tarefa ficou a cargo do escultor italiano Giácomo Mussner, a quem foram enviadas diversas fotografias mostrando inclusive as medidas exatas da imagem original, mas com um pedido importante: Maria teria que ter o rosto das mulheres amazônicas e o menino Jesus a aparência de uma criança indígena, e o pedido foi concedido. Em 1969 a réplica vinda da Itália, saiu em Procissão no Círio e nas Romarias pela primeira vez, ela que substitui a Imagem autêntica que está no Glória na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré em Belém do Pará

A maior e mais popular manifestação do Círio acontece no segundo domingo de outubro desde os fins do século XVIII. Com cerca de 2 milhões de devotos no cortejo, a Procissão do Círio percorre aproximadamente 5 km entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Desde 2013, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.