Prefeitura de Ananindeua investe em capacitação de agentes da segurança 

08/06/2021 11h47 - Atualizada em 29/11/2021 11h53
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), em parceria com a Capitania dos Portos do Pará (CPPA), realizou durante os dias 31 de maio e 09 de junho o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O evento aconteceu no Porto da Marina, no bairro Curuçambá, com a participação da Guarda Civil Municipal de Ananindeua e Marituba.

O objetivo do curso é capacitar os agentes para tripular e conduzir pequenas embarcações, de até 6 metros de comprimento, pertencentes a órgãos públicos e utilizadas na navegação interior. Esse foi o oitavo curso de qualificação dos agentes da Guarda Civil Municipal em apenas seis meses de gestão do prefeito doutor Daniel. A capacitação faz parte do projeto da Sesdes para que os serviços prestados à população sejam de mais qualidade. 

“Temos cumprido o que foi proposto no início da gestão, que é a qualificação constante dos nossos profissionais da segurança pública para oferecer um serviço de mais qualidade para a sociedade”, disse o secretário de Segurança e Defesa Social, Cap. PM Carlos Alexsandro da Fonseca. 

O curso de pilotagem de embarcações tem o objetivo de ampliar o efetivo habilitado, pois as lanchas são de fundamental importância para o atendimento e a segurança da população ribeirinha. Os concluintes receberão carteira de habilitação marítima fornecida pela Capitania dos Portos do Estado. 

"É mais um curso concluído com auxílio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Marinha do Brasil, para podermos ter habilidade para pilotar embarcações por até oito anos. A formação será de suma importância para que as equipes da guarda possam abranger as ilhas que fazem parte do nosso município, dando toda a segurança necessária aos nossos ribeirinhos e à comunidade quilombola. Temos o propósito de promover mais cursos como esse,” afirmou o Subinspetor e diretor operacional Abreu. 


 Cursos já concluídos 

A primeira qualificação que os guardas municipais receberam ocorreu em janeiro, com o curso sobre Técnica de Abordagem, o qual teve a participação de 81 agentes. Os demais foram: Defesa Civil, com 20 participantes, entre eles bombeiros militares e guardas, onde puderam aprender técnicas de vistorias; o terceiro foi Gerenciamento de Crise – onde os agentes estudaram sobre técnicas envolvendo reféns, rebeliões; o quarto foi sobre Procedimento e apresentação em delegacias e órgãos competentes, com participação de 100 agentes de segurança, 93 do município de Ananindeua e 7 do município de Marituba; o quinto foi a Pilotagem de Drone – aeronave remotamente pilotada, turma com 28 agentes, entre eles da polícia militar, polícia pena, guarda municipal de Ananindeua e Marituba, bombeiros militares , defesa civil de Ananindeua e de Belém; o sexto foi Tiro Tático e Simulação de Combate, onde 23 agentes participaram, 21 guardas do município de Ananindeua e 2 guardas de Marituba e o sétimo curso foi Resgate em Ambiente Vertical – técnica de rapel, com participação de 30 guardas. 

Os cursos de capacitação também têm o intuito de integrar as forças de segurança dos municípios, com a participação dos guardas municipais de Marituba e de outros agentes de segurança da região metropolitana de Belém.    

“Diante da atual conjuntura, faz-se necessário uma atualização constante por parte dos profissionais da segurança pública no que tange seus conhecimentos a serem aplicados na área, porque os modos operantes, a necessidade de atuação diante do atendimento da sociedade exige sempre uma atuação cada vez mais qualificada de seus profissionais. Verificamos que a última capacitação que os guardas municipais de Ananindeua receberam foi em 2014, diante disso elaboramos um plano de atuação de reciclagem para eles e já estamos na oitava qualificação em menos de seis meses da nova gestão. Então é um compromisso nosso capacitar os agentes do município. Com os cursos, também percebemos uma motivação dos guardas em receber esses conhecimentos”, concluiu o secretário Cap. PM Carlos Alexsandro.