Guardas Civis de Ananindeua são certificados em curso pioneiro no Estado do Pará

22/11/2021 11h43
Secom

O curso de Aperfeiçoamento foi realizado em parceria com a Universidade Estadual do Pará e tem graduação hierárquica

Mais de 140 Guardas Civis de Ananindeua receberam a certificação do curso de Aperfeiçoamento para Inspetores e Subinspetores. A capacitação pioneira no Estado do Pará foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SEDS) e da Diretoria de Ensino da Guarda Municipal com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). A certificação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA.

"É importantíssima essa qualificação, devido a nossa atuação nas ruas. A cada dia o servidor precisa estar capacitado para atender os nossos munícipes de Ananindeua e otimizar esse atendimento. Ele foi idealizado pela Diretoria de Ensino em parceria com a Universidade Estadual e é o primeiro em todo o Estado do Pará, oferecendo o melhoramento da prestação de serviço à população, que irá receber um servidor mais preparado devido ao todo o conhecimento que ele adquiriu. Esta é mais uma forma de valorização para os servidores", enfatizou o Inspetor Comandante da Guarda Municipal de Ananindeua Rogério Lima.

 "É muito bom saber que a Universidade pode estar ao lado da Guarda Municipal, contribuindo com a formação deles e dessa forma a sociedade ganha um guarda mais preparado, para melhor atuar com o cidadão. É uma parceria que tende a se fortalecer. É a primeira vez  que temos um curso neste nível que envolve toda a Guarda Municipal, mas também é um desafio, que precisamos ir nos aperfeiçoando", ponderou o Reitor da UEPA Prof. Clay Chagas. 

O curso teve a carga horária de 180h, com duração de 25 dias. Os participantes foram divididos em três turmas. As aulas foram ministradas por mestres e doutores em Segurança Pública do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) e por professores da Universidade, que abordaram temas mais modernos da segurança pública, como planejamento estratégico, área de matrizes da violência de crime, análise dos aspectos legais com noções de legislação disciplinar interna e penal, liderança de equipes, hierarquia, disciplina, comunicação,  técnicas e táticas operacionais no atendimento de ocorrência de maior relevância; técnicas e procedimentos operacionais padrão e especializados sobre violência doméstica e familiar; bem como estudos de casos para que o aprendizado fosse debatido. 

"O curso é de extrema importância, uma vez que ele tem o objetivo de aperfeiçoar os servidores. Nós podemos agora fazer um trabalho com mais qualidade, ter um cuidado redobrado em algumas áreas específicas e oferecer um atendimento adequado sobre algumas situações. Além de poder ter uma progressão na carreira com qualificação", concluiu o subinspetor Gustavo, um dos participantes do curso. 

A Diretora de Ensino da Guarda Municipal, Renata Risuenho, enfatizou também que o curso tem o intuito de promover a progressão funcional dos agentes de segurança, conforme o estatuto rege. "O objetivo do curso além de elencar elementos importantes da segurança, é contemplar uma necessidade que é prevista no estatuto, que é a progressão funcional do guarda municipal. Agora teremos agentes com mais técnica, qualificados pela Universidade, com pensamento crítico. Agradecemos pela qualificação continuada que quem ganha é a prefeitura e  a sociedade". 

A graduação para inspetor e subinspetor está baseada na lei nacional nº 13.022/2014 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e salário (PCCS) da Guarda Municipal, além do estatuto da Guarda Municipal de Ananindeua que prevê a existência desse curso.