Capacitação Técnica e Operacional da ROMU

Grupamento da Guarda Municipal de Ananindeua faz capacitação para atualizar técnicas operacionais

23/06/2023 18h01 - Atualizada em 24/06/2023 10h33

Capacitação de ROMUNo próximo dia 26, às 10h, no auditório da Secretaria de Educação de Ananindeua (SEMED), será realizada a conclusão da 1ª Capacitação Técnica do Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O treinamento teve início 19/06, através da diretoria de Ensino da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), na sede do Apoena Centro Cultural e Esportivo da FASEPA.

Com o trabalho de patrulhamento diário nas ruas, o agente da lei pode se deparar com determinadas situações de extrema violência e perigosas, onde o seu equipamento e o seu treinamento não são adequados para atender de maneira segura e eficiente aquela ocorrência. Nesses casos, a equipe do Patrulhamento Tático deve ter condições de apoio e suporte para as guarnições de policiamento comunitário, nas missões e situações em que for necessário.

Buscando aperfeiçoar a operacionalidade do efetivo serviço deste Grupamento e da Instituição, é necessário selecionar o pessoal, treiná-los constantemente, sempre manter suas técnicas atualizadas, e equipá-los com todo o equipamento necessário para cumprir as missões de forma eficaz e segura.

A Inspetora Geral da GCMA, Renata Risuenho, enfatizou a importância dessa capacitação para os agentes. “Buscamos atualizar as doutrinas e as leis que são inerentes a nossa função de segurança pública, e adequar os nossos instrumentos de trabalho e defesa pessoal. É preciso estar ciente de suas funções laborais como guarda municipal e sobretudo agregar as práticas que são exigidas dentro das nossas competências de guarda”, disse a Inspetora.

A participação para a seleção da Patrulha Tática, baseia-se no voluntariado, no preparo físico adequado, preparo psicológico e profissional, capacidade moral, com elevado senso de responsabilidade, dedicação ao serviço, lealdade e honestidade.

Entre as disciplinas da capacitação estão: Tiro ligeiro, instrução tática individual, infiltração em ambiente confinado, defesa pessoal, técnicas de algemação, atendimento pré-hospitalar tático de combate, uso diferenciado da força e outros.

A capacitação conta com Instrutores da própria Guarda Civil Municipal de Ananindeua:  Comandante do Grupamento Inspetor Ilderclay, Subinspetores Júlio e Inácio, e Operadores da Guarda Municipal de Belém: GM 01 Classe 2, Mitchel Saraiva, lotado no GAT da GMB, GCM 01 CL Maiko e GCM 01 CL Calandrine, GCM 01 CL Pereira e GCM 01 CL Fabiano, 1° Ten R2 Alan Almeida Socorrista Militar e profissionais com expertise em doutrinas de ROMU.