Prefeitura de Ananindeua investe em equipamentos para agentes municipais de segurança pública

Os investimentos visam melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança, além de garantir a proteção no exercício de suas atividades.

08/02/2024 15h52 - Atualizada em 08/02/2024 16h53

Na manhã desta quinta-feira (08), a Prefeitura de Ananindeua entregou cinco novos veículos para a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), localizada na Avenida Cláudio Sanders, Centro. Os veículos: três carros sedãs, uma pick-up e uma moto, servirão como reforço nas ações de segurança do município, possibilitando um aumento no patrulhamento e nas operações conduzidas pela secretaria.

Secretário Municipal de Segurança, Arlindo Silva. O titular da SESDS, Arlindo Silva, estava com o sentimento de gratidão ao prefeito pelos esforços em sua gestão investindo e dando suporte para a secretaria. “Estou muito feliz, pois esses veículos serão de grande utilidade para os nossos programas e ações de segurança no município. Temos mais de 30 veículos que vão intensificar e aumentar a segurança da nossa cidade. Parabéns ao prefeito Doutor Daniel e a todas as pessoas envolvidas nesse processo. Que esse investimento traga benefícios significativos para a comunidade!”, exclamou Arlindo Silva

Novos veículos da Secretaria de Segurança e Defesa Social. Esses veículos são frutos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e convênios com o Governo Federal, que têm como objetivo intensificar as ações de segurança pública para prevenção, controle e repressão da criminalidade. Além disso, visam estabelecer políticas sociais e ações de proteção às vítimas, promovendo os direitos humanos e uma cultura de paz, apoiando o desarmamento e combatendo preconceitos de gênero, étnicos, raciais, geracionais, de orientação sexual e de diversidade cultural.

Inspetora Geral da GCMA, Renata Risuenho.A Inspetora Geral e Comandante da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), Renata Risuenho, enfatizou a importância dos novos veículos para a GCMA, e como ele irão melhorar consideravelmente as ações de segurança no município. “É um momento importante para a Guarda Municipal e para a comunidade. A chegada desses veículos certamente irá contribuir para a segurança e o combate à violência, tanto nas ruas quanto no enfrentamento de questões específicas, como a violência contra as mulheres”, falou a Inspetora, que destacou ainda, que um dos veículos irá atender o programa “Maria da Penha”, melhorando o atendimento as mulheres vítimas de violência, além de tornando o serviço mais ágil e com maior abrangência.

A entrega desses novos veículos certamente contribuirá significativamente para as ações de segurança em Ananindeua. Eles representam um investimento importante no fortalecimento das forças de segurança locais.

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal.Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal

No dia 31 de janeiro, a Prefeitura de Ananindeua assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal que autoriza a Guarda Civil Municipal de Ananindeua a usar porte institucional de armamento em ações que buscam coibir a criminalidade no município.

Após o acordo, os agentes municipais passaram por curso de qualificação para o porte de arma de fogo no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP). A partir daí, a Guarda tem respaldo legal para atuar armada. Isso é histórico pra GCMA, pois o município é o terceiro do Estado a ter porte institucional de armamento.

O Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, realizou, nesta quinta-feira (08) a entrega das chaves dos novos veículos para a Guarda Municipal, e enfatizou o trabalho e o compromisso da gestão atual em promover melhor condições de trabalho para os agentes de segurança e o investimento em equipamentos e armamento.

Dr, Daniel Santos falando sobre a entrega dos veículos.“Desde que eu comecei minha gestão, sempre foi um dos meus compromissos propiciar melhor qualidade de trabalho para os nossos agentes de segurança municipal. E apesar das dificuldades, através de convênios com o Governo Federal, conseguimos fazer investimentos consideráveis em equipamentos, além disso, avançamos em nossos esforços para conseguir o porte de armas para a Guarda Municipal, promovendo maior segurança para os agentes”, Explicou Dr. Daniel.

Essa é uma medida muito importante para garantir a segurança dos agentes de segurança pública, que desempenham um papel fundamental na proteção da comunidade. Melhorar as condições de trabalho e garantir a proteção dos agentes é essencial para fortalecer o trabalho de prevenção e combate à criminalidade. Esses investimentos certamente contribuirão para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente para os profissionais da segurança pública.

Prefeito Dr. Daniel Santos, agentes da GCMA e autoridades do município.