Rio Grande do Sul: Defesa Civil de Ananindeua começará a receber doações para ajudar vítimas de enchentes

A partir do dia 27 de maio, segunda-feira, as doações poderão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social

23/05/2024 12h48 - Atualizada em 23/05/2024 13h24

População do RS saindo de suas casas.

No final do mês de abril, o estado do Rio Grande do Sul (RS) sofreu com a maior catástrofe climática do estado. Em pouco mais de uma semana, mais de 400 municípios gaúchos tiveram bairros inteiros “engolidos” por uma chuva que não parava de cair e já deixou mais 150 mortos e afetou mais de 2 milhões de pessoas.

Em face à situação de calamidade pública no RS, a partir do dia 27 de maio, segunda-feira, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), estará arrecadando doações que tem como objetivo enviar apoio logístico de ajuda humanitária para a região sul.

Cristiane Ataíde, coordenadora Defesa Civil de Ananindeua.Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, é importante a participação da população nessa campanha de arrecadação de produtos básicos para a sobrevivência do dia a dia.

“A partir de segunda-feira, 27 de maio, a Defesa Civil estará aguardando a doação da população de Ananindeua para ajudar nossos irmãos gaúchos que perderam familiares e pessoas próximas, além de suas casas, e estão dependendo de abrigos e doações. É importante arrecadar o máximo possível de doações e manter os postos de distribuição sempre abastecidos para atender a todos que dependem desse gesto de solidariedade", falou Cristiane Ataíde.

Como fazer sua doação?

As pessoas, que quiserem fazer doações de cestas de alimentos não perecíveis (devidamente embalados), pacotes de água, cobertor, roupa de frio e produtos de higiene, poderão entregar na unidade da Defesa Civil de Ananindeua, todo material será recolhido para o envio posterior ao RS.

Onde posso fazer minha doação?

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 14h, na SESDS, que fica na Av. Cláudio Sanders, nº 1047, esquina com a Rua Bom Sossego – Maguari.

Como as doações chegarão ao RS?

A Defesa Civil de Ananindeua enviará as doações para o ponto de recolhimento geral que fica na Defesa Civil de Belém. De lá, a Força Aérea Brasileira (FAB) fará o transporte de tudo o que foi arrecadado até o Rio Grande do Sul.

Dados da Defesa Civil sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul

Gaúchos fugindo de suas casas que foram invadidas pela cheias dos rios.Subiu para 155 o número de mortos pelas chuvas no RS, no sábado, 18 de maio, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. Ao todo, há ainda 94 pessoas desaparecidas — dados que apresentam uma diminuição em relação à sexta-feira (17). As autoridades estimam que a catástrofe tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 461 municípios até agora — 93% do total. Há 540.188 pessoas desalojadas e 77.202 em abrigos.

As consequências foram diversas e o tempo para recuperação ainda não dá para se estimar. Há perdas materiais, prejuízos para diversos setores da indústria, a maior é a perda de vidas (humana e animal) que ainda estão sendo contabilizadas. Em meio ao caos humanitário enfrentado pelos moradores da região, pessoas estão sobrevivendo com a escassez de alimentos, água potável, produtos de higiene e outros produtos básicos.

Participe! O pouco pra você, é muito para quem perdeu tudo.

Moradores ajudando nos resgates.