Ananindeua recebe curso de preparação para emergências oferecido pela Defesa Civil

Fundamentos primordiais foram transmitidos aos participantes

14/11/2024 14h08 - Atualizada em 14/11/2024 15h37
Secom

População atenta durante a realização do curso.Desenvolver conhecimentos essenciais para enfrentar desastres: saber agir em situações críticas e identificar os contatos certos em casos de emergência. Com esse objetivo, foi realizado um curso básico na sede da Defesa Civil em Ananindeua, nesta quinta-feira (14), para capacitar os servidores públicos sobre as funções fundamentais em situações de desastre. 

O Coronel da reserva Augusto Lima, do Corpo de Bombeiros, foi o responsável pelo material ministradoSegundo o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Augusto Lima, que ministrou todo o material ensinado, existem algumas características que tornam um determinado incidente motivo pelo qual seja acionado a Defesa Civil. “Em qualquer momento, em qualquer comunidade, acontecem os acidentes e incidentes; nestes tipos de eventos são mobilizadas as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU; de acordo com sua natureza. Contudo, quando uma dessas situações de emergência atinge questões sociais; econômica, humana e financeira da população e toma uma proporção grande, o incidente ou acidente passa a estar relacionado com a Defesa Civil”, explicou.

Cristiane Ataíde, coordenadora da Defesa Civil, relatou sobre a importância do curso.Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, foi um curso aberto ao público de um modo geral e teve como objetivo apresentar os princípios básicos sobre a Defesa Civil. “Mostrar de maneira básica em quais momentos a Defesa Civil pode ser acionada. O curso foi pensado em pessoas que não tinham quaisquer tipos de conhecimentos sobre o assunto, e passaram a ter mais subsídios sobre como proceder em determinadas situações, que existam a necessidade de entrar em contato com a Defesa Civil”, afirmou.

Alaísa de Paula, decoradora, ficou bastante entusiasmada com o que aprendeu.Para Alaísa de Paula, 32 anos, decoradora, foi muito importante participar deste curso, para adquirir mais conhecimentos sobre o assunto. “Nós, como população, precisamos saber mais sobre a Defesa Civil para quais momentos precisaremos acioná-la”, informou com ênfase.