Guarda Civil Municipal realiza operação Reditus em Ananindeua
O trabalho reforça a segurança da população e combate práticas criminosas
Secom
No último sábado, 1.º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS) realizou, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), a operação Reditus, que fiscalizou diversos bairros de Ananindeua, como: Coqueiro, Centro, Jaderlândia, Guanabara, Águas Lindas, Júlia Seffer, Aurá e Distrito Industrial, levando mais tranquilidade aos moradores.
Com o objetivo de intensificar o patrulhamento preventivo e coibir atos ilícitos à ordem pública, a operação teve como foco o enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, a comercialização de bebidas alcoólicas para menor de idade e o combate ao uso indevido de equipamentos de som automotivos em volumes acima do permitido, prevenindo a perturbação do sossego público.
A titular da SESDS, Renata Natividade.A titular da SESDS, Renata Natividade, ressaltou a importância da ação para prevenção de crimes em Ananindeua. "Iniciamos uma grande operação voltada para a prevenção de crimes na cidade. A ação envolveu patrulhamento ostensivo, abordagens estratégicas e a intensificação da presença das forças de segurança em áreas consideradas de maior risco. Estamos reforçando a segurança da população, coibindo práticas criminosas e garantindo a tranquilidade dos moradores. É Ananindeua com mais segurança", pontuou.
Fiscalização do direito de ir e vir e repressão à poluição sonora
A operação também incluiu a fiscalização do direito de ir e vir dos cidadãos, garantindo que vias públicas, praças e outros espaços de uso comum permaneçam acessíveis e seguros para todos. A presença policial em áreas de grande circulação tem sido reforçada para coibir bloqueios irregulares e outras práticas que possam restringir a mobilidade da população.
Foram visitados locais de grandes movimentações como: Praça da Bíblia, Praça Tancredo Neves, Praça da Guanabara, Praça da Águas Lindas, Praça do Parque Anne, Praça do Aurá e Praça do Distrito Industrial.
Elisângela Barbosa, moradora do bairro Maguari.A população tem reconhecido o trabalho da GCM e só tem elogios. “Vim passear com minha família na Praça da Bíblia e fiquei feliz ao ver a Guarda Civil de Ananindeua em ação. A Prefeitura de Ananindeua está de parabéns! Me sinto mais segura para vir mais vezes. A praça é um espaço para famílias e eles oferecem a segurança necessária para aproveitarmos momentos especiais'', disse a Elisângela Barbosa, moradora do bairro Maguari.
A coibição da poluição sonora é outra prioridade das ações
O objetivo é combater o excesso de ruído provocado por estabelecimentos comerciais, eventos irregulares e veículos com som acima dos limites permitidos. O foco é garantir a tranquilidade da população, principalmente em áreas residenciais e assegurar que as normas ambientais sejam cumpridas.
Repressão à venda irregular de bebidas alcoólicas e combate a crimes contra crianças e adolescentes
As forças de segurança também estão reforçando a fiscalização da venda irregular de bebidas alcoólicas, especialmente em locais onde há consumo por menores de idade. Estabelecimentos que descumprem a legislação podem sofrer penalidades, incluindo multas e interdições.
Além disso, existe um esforço contínuo no combate a crimes contra a infância e a juventude. Ações específicas estão sendo realizadas para identificar e punir casos de exploração, abuso e outras formas de violência contra menores. A proteção desse público vulnerável é uma prioridade e as denúncias da população são fundamentais para ampliar a eficácia das operações.
Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal, Júnior Maia. ''Vamos realizar essas operações em todos os finais de semana e também durante a semana para que Ananindeua se torne uma cidade mais segura. A Secretaria de Segurança e a Guarda Municipal atuarão em conjunto para garantir o bem-estar e a proteção da população. As ações preventivas e ostensivas serão realizadas em bares, festas e espaços públicos, com o objetivo de reforçar a segurança e coibir práticas ilícitas'', explica o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal, Júnior Maia.
Preservação do patrimônio público e participação da sociedade
Outro ponto central das operações é a preservação do patrimônio público. Ações de fiscalização buscam evitar depredações, vandalismo e ocupações irregulares em prédios, monumentos e espaços públicos, garantindo a conservação desses bens para a comunidade.
A Operação Reditus teve êxito na intensificação da fiscalização e no combate às infrações, promovendo maior sensação de segurança à população. A atuação da GCMA contribuiu para a inibição de atividades ilícitas e para a manutenção da ordem pública, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas.
Ao todo, 72 pessoas foram abordadas e cinco veículos (motocicletas) fiscalizados durante a operação. A Guarda Civil Municipal de Ananindeua continuará com operações preventivas e repressivas, reforçando o compromisso com a segurança da cidade.
As autoridades reforçam a importância da participação da população, incentivando denúncias por meio dos canais oficiais. A colaboração dos cidadãos é essencial para que as forças de segurança possam agir com rapidez e eficiência, tornando as medidas de fiscalização e proteção ainda mais efetivas.
Para denúncias, (91) 98267-4398 (Inspetor Martins - Diretor Operacional)