Ananindeua sobe 10 pontos no Ranking do Saneamento, segundo estudo do Trata Brasil

21/03/2024 18h42 - Atualizada em 21/03/2024 19h05

Investimentos relevantes nos últimos 3 anos fizeram a porcentagem de população atendida subir para quase 37%.

Ananindeua é a segunda cidade mais populosa da Região Metropolitana de Belém e, nos últimos anos, vem passando por um boom de obras públicas estruturantes que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Não sendo coincidência então que neste mesmo período tenha atingido bons resultados nos indicadores sociais. Um deles é o fato de ter melhorado exponencialmente de posição no Ranking do Saneamento, estudo feito pelo Instituto Trata Brasil com a Go Associados.

De acordo com os últimos 3 rankings divulgados, Ananindeua saiu do 100º lugar (último) e subiu para 90ª posição (Ranking 2024), ou seja, saiu da lista dos dez piores.

“Por muito tempo, o município era conhecido por estar entre as dez piores cidades ranqueiadas pelo estudo, inclusive chegando uma vez a ficar na última posição. Ou seja, essa é a primeira vez, depois de tanto tempo, que os índices de saneamento têm apresentado um bom desempenho, ainda mais, crescendo de forma gradativa nos últimos 3 anos”, avalia André Carvalló, consultor técnico da área de soluções ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua.

O Consultor técnico também ressalta que dois critérios com maior peso no estudo se referem a "abastecimento de Água" e o "Esgotamento Sanitário", serviços que não são operacionalizados pelo município, mas sim pela Companhia Estadual de Saneamento e Abastecimento do Pará – COSANPA. Diante dessa limitação, resta ao município apenas autorizar e fiscalizar a instalação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para o atendimento da população.

E no último ano (2023), o município conseguiu autorizar 19 ETE’s que, agora, atendem cerca de 77. 461 habitantes (15% da população total do município, segundo o SNIS 2021). O que fez a porcentagem de população atendida com esgoto doméstico adequado subir para 36,62% da população total, segundo IBGE (que é de 478 mil habitantes).

Drenagem e manejo de resíduos

“Porém, acreditamos que a melhoria de posição no ranking se deve aos últimos investimentos feitos por ambas as partes. No caso da prefeitura, podemos citar as melhorias na Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas. Pois a Sesan já realizou a macrodrenagem de 11 km de canais e asfaltou mais de 350 km de ruas”, reiterou Carvalló.

A atual gestão municipal vem executando diversos investimentos em 9 canais que cortam vários bairros da cidade. À exemplo dos canais Maguariaçu, das Toras e 40 horas, que foram totalmente requalificados com diversas benfeitorias, tais como, limpeza, dragagem, terraplanagem, melhoria de galerias e até mesmo com infraestrutura viária, às suas margens, e iluminação pública de Led. E tudo indica que nos próximos anos surgirão melhores resultados como reflexo da execução de últimas etapas de obras previstas para três canais (canal da cidade nova, canal do 40 horas e maguariaçu).

Somado a isso, também foram realizados vários esforços para o manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos. A Secretaria de Serviços Urbanos, Adriana Cardoso, também vê um bom desempenho do município no próximo Ranking. “Neste ano de 2023, conseguimos ampliar o roteiro de coleta seletiva com o incremento de cooperativas que trabalham diariamente. Além disso, nosso cronograma de limpeza e retirada de entulhos foi intensificado com mutirões aos finais de semana. Já foram recolhidas 942 toneladas de entulhos só nestas ações de força-tarefa”.

A Prefeitura investiu no atendimento On-Line do Cidadão para fazer solicitações e/ou protocolos de requerimento em que o morador pode enviar fotos e localizar, num geomapa, o ponto exato em que é solicitado o serviço de limpeza ou retirada de entulho.

Avanços futuros

Para os próximos 5 anos, estão previstas mais de 25 ETE’S a serem instalados no município e o próximo passo será a adequação dos loteamentos existentes.  Também está em fase de execução e implantação do sistema de esgotamento sanitário dos setores Nova Esperança e de parte do bairro do icuí, por meio de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Bem como a implantação de rede de esgoto e tratamento de esgoto do bairro de águas lindas.

“Entraremos também em aprimoramento na atividade abastecimento de água, juntamente com a COSANPA, para melhorar o atendimento do abastecimento de água em todas as áreas do município, que hoje o percentual é de 42,74% e em nossas estimativas, poderemos alcançar um atendimento superior a 60% elevando ainda mais nosso índice no ranking nacional do saneamento”, avalia André Carvalló, consultor técnico da área de soluções ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua.