Novos conselheiros tutelares são diplomados em Ananindeua

Conselheiros são responsáveis pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

13/12/2023 15h32 - Atualizada em 13/12/2023 16h30

Conselheiros recebidos pelo prefeito Doutor Daniel Santos.Na manhã desta quarta-feira (13), os novos conselheiros tutelares de Ananindeua foram diplomados.

Os conselheiros que irão atuar no período de 2024 a 2027, foram recebidos pelo prefeito Doutor Daniel Santos e pelo Titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Júnior Hage, além de demais autoridades.

Ronaldo Cavalcante, representante da sociedade civil e da ONG morada nossa.Na oportunidade Ronaldo Cavalcante, representante da sociedade civil e da ONG morada nossa, além de ser parte do Conselho de Direito da criança e do adolescente (CONDICA), falou sobre a importância do cargo no qual os conselheiros foram eleitos. “Esse cargo é de suma importância, todos os dias têm crianças e adolescentes sofrendo, nosso trabalho consiste em combater essa violência, espero que vocês cumpram com excelência a missão que vocês se propuseram a estar. É uma função digna, desafiadora, o compromisso de vocês tem que ser diário”.

Priscila Moreira, promotora da infância e juventude.Priscila Moreira, promotora da infância e juventude falou do posicionamento que os conselheiros devem ter. “Vocês assumirão uma posição muito relevante, é importante que os senhores entendam essa responsabilidade, o processo de escolha está dentro do processo democrático, vocês são representantes de voto popular, buscar conhecimento e ter consciência da responsabilidade, e tenha a certeza do compromisso na defesa da criança e adolescente”.

Os conselheiros passaram por curso obrigatório de formação continuada, antes da diplomação que teve o objetivo de conhecerem a atribuição do cargo e como devem proceder em casos de violação do direito infantojuvenil.

O município de Ananindeua conta com quatro(4) Conselhos Tutelares, nos quais são formados por cinco(5) conselheiros e seus suplentes cada um, totalizando 20 conselheiros no município.