Representantes do Ministério das Mulheres expõem detalhes sobre a Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua

O evento na Secretaria Municipal de Educação serviu para que houvesse um grande esclarecimento da importância de cada profissional atuante na Casa

06/03/2024 14h44 - Atualizada em 07/03/2024 18h51

Para Marisa Lima é muito grande a expectativa para a inauguração da Casa da Mulher Brasileira Março é muito especial, pois é celebrado o Dia Internacional da Mulher (08/03), e o município de Ananindeua tem programado uma inauguração muito importante para comemorar o mês da Mulher: a Casa da Mulher Brasileira. Para marcar este momento histórico, no decorrer da manhã desta quarta-feira (06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), houve um evento com representantes do Ministério das Mulheres, diretamente de Brasília, com profissionais de diversas áreas que serão atuantes e de fundamental importância dentro da Casa.

De acordo com Marisa Lima, coordenadora municipal da Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua, o evento que ocorreu no auditório da SEMED foi uma grande capacitação de todos os entes e membros que farão parte da Casa. “Como por exemplo, estão aqui representantes do Ministério Público, Prefeitura, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), entre outros, para que todos possam se conhecer e saber as responsabilidades de cada um”, explicou.

Ainda segundo Marisa, a expectativa é muito grande para a inauguração da Casa. “Ela foi idealizada no Governo da então presidente Dilma. Em Ananindeua, tivemos a inauguração deste convênio no final da gestão do prefeito Manoel Pioneiro, e que o Doutor Daniel fez questão de dar continuidade. A grande expectativa é tirar Ananindeua da lista dos municípios do Estado que têm o maior índice violência contra a mulher. Eu acho que esse é o nosso maior objetivo”, enfatizou.

Simone Souza do Ministério das Mulheres explicou todos os detalhes sobre a CasaA programação da manhã no auditório contou com uma apresentação sobre todas as funcionalidades da Casa da Mulher Brasileira e que foi realizada por Simone Souza, coordenadora geral do fortalecimento da rede de atendimento da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Ministério das Mulheres). Conforme explicou a coordenadora, a ideia da rede de atendimento é fortalecer os serviços de enfrentamento à violência e prevenção do feminicídio.

“Na minha coordenação ficam as Casas da Mulher Brasileira e os centros de referência. Assim, nós fortalecemos os serviços, como também os OPMs (Organismos de Políticas para as Mulheres). Além disso o Ministério das Mulheres tem uma ideia de que deva existir secretarias de mulheres, tanto estadual quanto municipal, para poder oferecer os segmentos para estes serviços".

A Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua, é um equipamento de ponta que organiza todos os serviços dentro de um só espaço, com o objetivo de atender integralmente as mulheres, disse Simone Souza. "Nós sabemos também o quanto que é difícil para uma mulher pedir ajuda, quando ela está numa situação de violência. Então, é importante que tenhamos este equipamento, que vai dar o atendimento integral. Ela será atendida por uma equipe psicossocial, se necessitar registrar um Boletim de Ocorrência, ela terá acesso a DEAM, como também a Defensoria Pública e a Promotoria, entre outros serviços”.

Comissão das mulheres e advogadas da OAB AnanindeuaDe acordo com Tarita Cajazeira, presidente da Comissão das mulheres e advogadas da OAB Ananindeua e faz parte da rede atendimento e acolhimento a mulher vítima de violência no município, a Casa da Mulher Brasileira é de grande importância.

“Impedirá e minimizará a revitimização desta mulher, que ao invés de ficar percorrendo vários lugares, e isso aí acaba por dificultar ainda mais aquela mulher, que já está tão vulnerabilizada; ela encontrará todos os serviços de acolhimento e atendimento em um só lugar. As minhas expectativas enquanto advogada e da comissão da mulher são as melhores”, afirmou Tarita Cajazeira.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; alojamento de passagem e central de transportes. Com gestão compartilhada entre a União, os Estados e os municípios, a Casa oferece serviços especializados para vítimas de violência.

Atualmente, existem oito Casas com este modelo em funcionamento no Brasil, localizadas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Ceilândia (DF), São Luís (MA) e Salvador, esta última inaugurada em dezembro de 2023.

Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua

O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), é um preparativo para a inauguração no município de Ananindeua. A Casa da Mulher de Ananindeua está prevista para ser inaugurada até o fim do mês de março de 2024, sem data ainda definida.