Programa Ilumina – Mais Luz para Ananindeua

O programa "Ilumina – mais luz para Ananindeua" avança a cada dia e novos locais estão sendo beneficiados com a substituição de lâmpadas a vapor para LED. Desde de maio de 2021, quando o projeto foi lançado no bairro de Águas Brancas, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) já trocou 16.640 pontos, até o dia 22 de agosto.

"Desde que fui vereador e mesmo como deputado, presidente da Alepa, sempre recebi vários pedidos de ajuda por conta da iluminação pública. Quando assumi a gestão, em janeiro deste ano, pedi um projeto para o secretário da Sesan, Paulo Macedo, para que pudesse melhorar a iluminação pública da cidade e foi dessa forma que surgiu o programa Ilumina- Mais luz para Ananindeua", ressaltou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

A meta da prefeitura é substituir todos os 38 mil pontos da cidade para o novo sistema de iluminação pública que tem maior durabilidade e claridade. O programa Ilumina - Mais luz para Ananindeua, além de gerar mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores, reflete diretamente na economia dos cofres públicos da prefeitura. O município irá economizar 55% na iluminação pública, com isso a gestão poderá ampliar ainda mais os serviços oferecidos à população. A iluminação em LED gasta menos energia, além de não agredir o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade. Mas o principal benefício do programa é oferecer qualidade de vida e mais dignidade aos moradores do município.

Solicitação de serviço

A Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) também conta com a ajuda da população para identificar pontos que necessitem de melhor iluminação. Para realizar o reparo nas luminárias, o morador pode ligar de segunda a sexta-feira, das 09 às 15h, para os seguintes números de telefone: 3268 6972 e 0800 2007175 ou enviar mensagem via WhatsApp para 99183-1059 com o nome, telefone e endereço completo (rua, perímetro, bairro) e o número do poste ou número da casa que o poste está na frente.

Locais que já foram contemplados com o programa:

Conjunto Girassol, no bairro de Águas Brancas: 378 luminárias em LED.

Comunidade Nova Jerusalém, no Curuçambá: 500 pontos substituídos por LED.

Área dos Correios, no bairro Águas Lindas: 110 pontos.

Comunidade Dom Bosco, no bairro de Águas Brancas: 151 pontos de iluminação em LED.

Conjunto Stélio Maroja, no bairro Cidade Nova: 120 lâmpadas.

Comunidade Jardim Jader Barbalho, bairro do Aurá: 400 pontos.

Comunidades Malvinas - Bairro Maguari: 204 pontos.

Park Anne, no conjunto Júlia Seffer: 130 pontos

Conjunto San Clair Passarinho, bairro 40 Horas - 136 lâmpadas

Conjunto Sabiá, bairro 40 Horas - 100 pontos

Locais com 100% da Iluminação pública em LED

Conjunto Cidade Nova 1 a 9. O primeiro local a ter 100% das luminárias em LED  - Mais de 5 mil pontos.

Bairro Icuí - 4.200 pontos foram trocados.  O segundo local a ter iluminação pública 100% em LED

No bairro do Paar ainda estamos modernizando a iluminação pública. O local será o terceiro bairro com 100% do sistema em LED.

O bairro do Distrito Industrial é o 4º local a contar com 100 % da iluminação pública modernizada. A ordem de serviço foi assinada em 25 de julho e ainda estamos substituindo as 3.600 lâmpadas.

A Sesan vem instalando também as luminárias em LED nas ruas asfaltadas que já foram entregues, bem como em praças e quadras poliesportivas que estão sendo revitalizadas. Por esse motivo, o programa Ilumina já atendeu também os bairros Guanabara, 40 Horas, Distrito Industrial, Icuí, Centro, Guajará, Jaderlândia, Atalaia e ainda irá se estender por mais ruas.