Programa Ilumina – Mais Luz para Ananindeua

O Programa Ilumina – Mais luz para Ananindeua - avança a cada dia e novos locais estão sendo beneficiados com a substituição de lâmpadas a vapor para LED. Desde de maio de 2021, quando o projeto foi lançado no bairro de Águas Brancas, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) já trocou mais de 8.377 pontos.

"Desde que fui vereador e mesmo como deputado, presidente da Alepa, sempre recebi vários pedidos de ajuda por conta da iluminação pública. Quando assumi a gestão, em janeiro de 2021, pedi um projeto para o secretário da Sesan, Paulo Macedo, para que pudesse melhorar a iluminação pública da cidade e foi dessa forma que surgiu o programa Ilumina- Mais luz para Ananindeua," ressaltou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel.

A meta da prefeitura é substituir até 2024 todos os 38 mil pontos da cidade para o novo sistema de iluminação pública que tem maior durabilidade e claridade. O Programa Ilumina - Mais luz para Ananindeua, além de gerar mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores, reflete diretamente na economia dos cofres públicos da prefeitura. O município irá economizar 55% na iluminação pública. Com essa economia, a gestão poderá ampliar ainda mais os serviços oferecidos à população.

A Iluminação em LED gasta menos energia, além de não agredir o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade. Mas o principal benefício do programa é oferecer qualidade de vida e mais dignidade aos moradores do município.

Solicitação de serviço
A Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) também conta com a ajuda da população para identificar pontos que necessitem de melhor iluminação. Para realizar o reparo nas luminárias, o morador pode ligar de segunda a sexta-feira, das 09 às 15h, para os seguintes números de telefone: 3268 6972 e 0800 2007175 ou enviar mensagem via WhatsApp para 99183-1059 com o nome, telefone e endereço completo (rua, perímetro, bairro) e o número do poste ou número da casa que o poste está na frente.

_Locais que já foram contemplados com o programa Ilumina:_

Conjunto Girassol, no bairro de Águas Brancas: 378 luminárias em LED.

Comunidade Nova Jerusalém, no Curuçambá: 500 pontos substituídos por LED.

Área dos Correios, no bairro Águas Lindas: 110 pontos.

Comunidade Dom Bosco, no bairro de Águas Brancas: 151 pontos de iluminação em LED.

Conjunto Stélio Maroja, no bairro Cidade Nova: 120 lâmpadas.

Comunidade Jardim Jader Barbalho, bairro do Aurá: 400 pontos.

Comunidades Malvinas - Bairro Maguari: 204 pontos.

Park Anne, no Conjunto Júlia Seffer: 130 pontos

Conjunto San Clair Passarinho, bairro 40 Horas - 136 lâmpadas

Conjunto Sabiá, bairro 40 Horas.

A Sesan vem instalando também as luminárias em LED nas ruas asfaltadas que foram e estão sendo inauguradas, bem como em praças e quadras poliesportivas que estão sendo revitalizadas. Por esse motivo, o programa Ilumina já atendeu também os bairros Guanabara, Cidade Nova, 40 Horas, Distrito Industrial, Centro, Icuí e ainda irá se estender a demais bairros do município.