Festival de Açaí acontece em Ananindeua pela primeira vez

12/10/2022 19h05 - Atualizada em 13/10/2022 11h42
Secom

Show e muita diversão marcaram o 1° Festival do Açaí de Ananindeua, realizado para comemorar o Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí, nesta terça-feira, 11. O público pôde aproveitar tudo que o açaí oferece de melhor, com produtos de qualidade e variados. Além de apresentação de grupos de carimbó. 

Valorizar e divulgar o trabalho dos empreendedores que utilizam o fruto como matéria prima foram também um dos objetivos do evento, que também reforçou a fomentação da economia do município, gerando renda aos batedores de açaí. 

Samuel da Silva é empreendedor e está há apenas 1 mês e meio no ramo. Ele viu a participação no Festival como uma oportunidade para divulgar seu produto e ganhar mais capital. "Como estou começando e precisando de capital, mostrar o nosso produto, esse evento foi essencial e superou todas as nossas expectativas de vendas. Comemorar o dia do batedor dá mais visibilidade para os profissionais e valorização. Fico muito agradecido por ter tido essa oportunidade". 

Além do açaí comercializado por empreendedores que já receberam o selo de qualidade "Açaí Bom Que Só", disponibilizado pela Prefeitura de Ananindeua, o público presente aproveitou as farinhas de mandioca e de tapioca, charque frito, camarão, pescados e mariscos. Além disso, uma exposição de outros produtos derivados do açaí, como licor, sorvetes e picolés, biojóias de açaí, cosméticos e a já famosa bebida aromática feita a partir do caroço de açaí, também estiveram no evento. 

Lorena Santos, moradora da cidade nova, aproveitou para almoçar e gostou muito da iniciativa. "Estou achando muito interessante esse festival acontecendo pela primeira vez no município, não só para nós aproveitarmos o que há de melhor no açaí, mas também para divulgar esses profissionais". 

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que convidou também empresas que comercializam equipamentos de proteção individual (EPIs), máquinas, filtros; Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA),  a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental (EMBRAPA), que levaram informações científicas e técnicas sobre os usos do açaí, manejo e produção. 

A farmacêutica e gastrológa Luciana do Nascimento levou a família toda para almoçar um prato bem paraense. "Achei muito interessante porque é o dia em que se comemora uma profissão que até então não era reconhecida. E eles que preparam um alimento tradicional nosso e que já é até exportado. Uma fruta que tem uma história e é muito legal e louvável comemorar. Está bem regional".

Batedores ganham equipamentos 

Trinta batedores de açaí ganharam tanques de branqueamento, equipamento indispensável no processo de cuidado com o produto para que ele chegue à mesa do consumidor.  Esse trabalho elimina os possíveis riscos a saúde, tornando o açaí mais saudável e seguro para o consumo. 

Os batedores foram selecionados pela Sedec, por meio da Casa do Açaí, que é responsável por qualificar os produtores e batedores de açaí no município, levando mais qualidade aos seus produtos. 

Davi de Souza foi um dos batedores que ganharam o equipamento e agradeceu pelo item que será essencial para aumentar a qualidade de seu produto. "Esse equipamento representa melhorias para nós. Veio na hora certa, porque não tínhamos condições de comprar ainda um. Graças a Deus foi uma benção, vai melhorar a qualidade do meu açaí e das vendas".