Microempreendedores de Ananindeua recebem benefícios da Prefeitura

10/11/2022 17h01 - Atualizada em 10/11/2022 17h36
Secom

Mais microempreendedores individuais (MEI’s) de Ananindeua foram beneficiados com o microcrédito de 2 mil reais do programa Ananin Esperança. Os selecionados receberam o benefício na manhã desta quinta-feira, 10, pelas mãos do prefeito Dr. Daniel Santos e da secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ivelane Catarini, responsável por coordenar o programa. 

“Criamos esse programa no fim da pandemia para ajudar os microempreendedores a se manterem depois da crise econômica que passamos. Esperamos que o nosso crédito ajude a todos, para que possam continuar gerando emprego e renda, e o microempreendedor é o que geram mais em Ananindeua e devemos ter mais atenção para eles”, afirmou o prefeito. 

O programa, como seu próprio nome já sugere, é a expectativa para que os negócios dos microempreendedores continuem e possam crescer cada vez mais. Michele Cavalcante foi uma das selecionadas e também participou do curso de Gestão Financeira, um dos critérios para adquirir a linha de crédito. 

“O curso foi maravilhoso, pois é essencial sabermos o que entra e sai do nosso caixa, o nosso custo operacional que vai ajudar nosso trabalho. E a linha de crédito vai auxiliar no fortalecimento da empresa como todo, precisamos investir. Veio para contribuir com o nosso crescimento cada vez mais”. 

“Trabalhamos com microempreendedores de diversos setores do nosso município, nosso objetivo é focar neles que contribuem com o crescimento da economia em Ananindeua. Sabemos que precisamos ter conhecimentos em gestão, e os cursos são essenciais para a gestão dos negócios desses profissionais. O que queremos é que um dia esses micros saiam desse status e passam a ser empreendedores”, pontuou a secretária de desenvolvimento Ivalane Catarini. 

Na ocasião também mais de 300 microempreendedores foram certificados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Eles realizaram cursos de qualificação promovidos pela Sedec com o intuito de aumentar a qualidade de seus atendimentos, serviços e produtos, contribuindo para o crescimento da economia. 

Dona Evangelina Brunetta trabalha com artesanato em madeira reciclável e carpintaria criativa, e participou dos cursos sobre preços e vendas, e de marcas e patentes. Ela considerou a qualificação essencial para o crescimento de seu trabalho.  

“É muito gratificante para nós microempreendedores participar de cursos como estes, pois precisamos desse apoio. E eu que trabalho com o artesanato, é muito importante para o meu crescimento. É um incentivo do nosso trabalho esses cursos, é uma qualificação para nós e são portas que se abrem”. 

Os cursos foram realizados nos últimos meses para microempreendedores de diversos setores em parceria com o Sebrae, e incluem gestão financeira, formação de preços, gestão de estoque, como aumentar as vendas e lucrar mais, atendimento ao cliente, artesanato paraense, marketing digital, formalização de MEI’s e marcas e patentes.

Os microempreendedores que não puderam comparecer na ocasião, poderão receber seus certificados na sede da Secretaria, localizada na Cidade Nova II, Trav. WE 16, 212. 

A Secretaria de Desenvolvimento é responsável por fomentar a economia do município, assim promove por meio de inúmeras ações inovadoras ambientes atrativos para novos negócios, fortalecendo o setor econômico já existente e contribuindo para geração de emprego e renda. O trabalho inclui o fomento do empreendedorismo local, oferecendo qualificações profissionais de acordo com a área especifica.

As área de atuação da Sedec incluem além da economia, agricultura e pesca , turismo, feiras e mercados, a Casa do Açaí e a Sala do Empreendedor, que trabalham para alcançar os indicadores que promovem o crescimento de Ananindeua.

Os microempreendedores que não puderam comparecer na ocasião, poderão receber seus certificados na sede da Secretaria, localizada na Cidade Nova II, Trav. WE 16, 212. 

Ananin Esperança

O programa é um microcrédito de R$ 2.000,00 (dois mil reais), com taxa de juros de 0,99% ao mês, o mais baixo do mercado. Para efetuar o pagamento, o empreendedor terá dois meses de carência e será dividido em 10 vezes. Se as 09 parcelas forem pagas até o vencimento, a 10° será paga pela Prefeitura de Ananindeua. 

Para participar, o MEI precisa realizar a inscrição e corresponder alguns critérios como, não ter restrições em nenhuma instituição financeira, não ter recebido qualquer benefício do governo estadual e formar grupo de aval solidário de três a cinco pessoas. Os MEI’s também precisam participar do minicurso de Gestão Financeira, um dos pré-requisitos do programa.