Mais de 650 títulos de propriedade são entregues no bairro do 40 Horas

14/06/2022 11h28 - Atualizada em 21/06/2022 18h37
Secom

"É uma felicidade muito grande para mim e para minha família receber este título, é maravilhoso em nossas vidas. Eu comprei a casa, mas ter a garantia que ela é minha, é uma grande felicidade. Ficava muito preocupada por ser uma área de invasão, mas agora ela está toda regularizada, é um alívio. Título tão sonhado”.

Maria de Fátima Silva

Foi com muita felicidade que a dona Maria de Fátima Silva e mais 650 moradores receberam seus tão sonhados títulos de propriedade entregues pela Prefeitura de Ananindeua, na noite desta segunda-feira, 13, no Conjunto Jardim Florestal, bairro 40 do Horas. Quase completando 16 mil títulos entregues desde o início do programa, o Ananindeua Legal, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), segue regularizando imóveis por todo o município.  

“Quero agradecer a toda a equipe da Sehab por entregar 17mil títulos em menos de 15 meses de trabalho. Estou muito feliz por estar entregando estes títulos no conjunto. Agora, cada morador poderá dizer 'a casa é minha, faço o que eu quiser com ela'. Sem a regularização, muita coisa não poderia chegar até os moradores. Estamos trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor para todos. Muito obrigado”, comentou o prefeito Dr. Daniel Santos, que também aproveitou a oportunidade para firmar outro compromisso com os moradores.  

“Meu segundo compromisso agora é entregar a Estrada do Ariri, com drenagem, pavimentada, toda requalificada para a comunidade do 40h, para que no próximo inverno não sofram com o alagamento. Entrego até o fim do ano a estrada e mais a praça do Conjunto. Estamos aqui para trabalhar e melhorar a vida de cada morador. Posso até não conseguir mudar a cidade no fim de meu mandato, porque tem muita coisa ainda para ser feito, mas vou mudar o que puder”, finalizou o prefeito.  

A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade.

Alexandre Gomes, secretário municipal de habitação"Essa é a comunidade em que entregamos em tempo recorde, dia 10 de maio, fizemos o cadastro social. Em trinta dias, fizemos todo a documentação das mais de 650 famílias que deixam de morar em uma ocupação para morar em um loteamento totalmente regularizado.  Avançamos no trabalho e conseguimos antecipar logo a entrega do Jardim Florestal”, comentou o secretário da Sehab, Alexandre Gomes.

No bairro do 40 Horas, mais quatro áreas já foram regularizadas pela Sehab: a Rua 28 de Agosto com 1.053 títulos, o Jardim Nova Esperança com 3.254, o Residencial Oziel Pereira com 149, totalizando 5.113 títulos de propriedades somente no bairro.

Programa Ananindeua Legal –  Desde o seu início, mais de 20 áreas, entre loteamentos, conjuntos residenciais e bairros, já foram contempladas com o programa, que pretende entregar mais de 50 mil títulos até o fim da gestão, transformando o município em referência na Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Para que toda a área seja totalmente regularizada, o trabalho é iniciado com o georreferenciamento utilizando um drone que coleta imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). O uso do drone reduz o tempo de topografia, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos.  

Após este levantamento técnico, é realizado o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e, por último, a entrega dos títulos dos imóveis. Todo esse processo dura em média seis meses.