Prefeitura realiza voo inaugural para regularização fundiária na comunidade Muralha
Secom
Na manhã desta quinta-feira 30, foi realizado o voo inaugural para regularização fundiária na comunidade Muralha localizada, na estrada do cajuí. Ao todo, 230 famílias serão beneficiadas com o programa Ananindeua Legal na passagem São João, Alameda da Paz, Dom Braz, Alameda dos Anjos e Alameda Viplac.
O georreferenciamento é realizado com drone, que coleta imagens com precisão de centímetros, para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2).
O uso do drone reduz o tempo de topografia, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos. Após este levantamento técnico, serão realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis. Todo esse processo dura em média seis meses.
A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade.
Programa Ananindeua Legal
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e tem o intuito de transformar o município em referência na Regularização Fundiária Urbana (Reurb), entregando mais de 50 mil títulos definitivos de propriedades dos imóveis até o fim da gestão.
A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis. Isso inclui: garantia de segurança jurídica do imóvel; facilita a obtenção de financiamentos para melhorias; acesso aos serviços públicos da cidade.