Prefeitura retomará obra do residencial Pouso do Aracanga

12/07/2022 19h44
Secom

Considerada uma espécie nobre da rica fauna amazônica, Araracanga ou Aracanga é o nome popular de uma ave da família dos Psitacídeos. É é a terceira maior representante do grupo que reúne araras e maracanãs. É uma das aves mais emblemáticas das florestas neotropicais. E é com esse nome que foi batizado o conjunto residencial Pouso do Aracanga, no bairro do Aurá, cujas obras iniciaram em 2017, mas foram suspensas pela Caixa Econômica Federal. 

Por conta da suspensão dos trabalhos, 1.300 famílias ocuparam os imóveis em 2018. E em 2019, a polícia militar realizou uma operação de reintegração de posse no conjunto habitacional para retirar cerca de 5.376 pessoas, mas apenas 74 famílias resolveram deixar o imóvel de forma voluntária.  A fim de evitar que as pessoas ocupassem novamente o espaço de forma irregular, quando as unidades foram desocupadas, a concessionária cortou o fornecimento de energia elétrica. Mesmo com a saída dos ocupantes, as obras não continuaram, mas agora serão retomadas.  

A Prefeitura de Ananindeua assinou termo de cooperação junto à Caixa Econômica Federa na última terça-feira (12) para o reinício das obras. O prefeito enfatizou a finalidade e a importância desta assinatura, dizendo que “O nosso grande objetivo com isso é a retomada do empreendimento que estava parado há muito tempo e através desse termo de cooperação entre Prefeitura e Governo Federal estaremos investindo para retomar essa obra que é de grande importância para o nosso município”, disse. 

O residencial contará com cerca de 1.344 unidades habitacionais que serão entregues até o fim do ano de 2023. O Pouso do Aracanga terá um investimento de aproximadamente 57 milhões de reais para que a obra seja retomada e finalizada. Vale ressaltar, que o residencial é de faixa 1 (um) que atende o programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal e atenderá famílias de baixa renda do município de Ananindeua. 

Critérios da portaria 163/2016 para participar do programa Casa Verde e Amarela:
1 - Critérios Nacionais
a) Famílias residentes em áreas de riscos ou insalubres ou que tenha sido desabrigadas, comprovada pr declaração do ente público;
b) Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovada por auto-declaração:
c) Famílias de que façam parte pessoas com deficiência, comprovado com apresentação de atestado médico.
2 - Critérios Adicionais
b) Famílias residentes no município há no mínimo 01 ano, comprovado com apresentação de comprovante de residência:
e) Famílias com filhos em idade inferior a 18 anos, comprovado por documento de filiação:
g) Famílias que façam parte pessoas idosas comprovado por documento de oficial que comprove a data de nascimento.

Etapas do programa 
• Divulgação de abertura do Programa e inscrição;
• Pré análise dos inscritos;
• Sorteio;
• Dossiê e análise na Caixa Econômica Federal;
• Visita da equipe técnica da secretaria de habitação após o sorteio para os  contemplados;
• Assinatura de contrato. 
• Entrega das chaves.