Prefeitura entrega certificados aos alunos do curso de qualificação profissional em Ananindeua

21/05/2022 16h43 - Atualizada em 30/06/2022 18h40

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizaram nesta sexta-feira (20) a entrega de certificados aos alunos dos cursos de qualificação profissional em Artesanato de Bordados em Macramê, no CRAS Distrito Industrial, e na Fabricação de Produtos de Limpeza e Higiene, no CRAS 40 Horas.

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, o objetivo dos cursos é dar oportunidade de qualificação a todos os cidadãos de Ananindeua para que assim possam aumentar suas chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou até mesmo gerir o próprio negócio, além de fortalecer os vínculos comunitários, pois os cursos são ofertados tanto para a população brasileira, quanto aos migrantes e refugiados venezuelanos da etnia Warao.

Para o professor do Senar, Luiz Otávio Silva, que ministrou as aulas de Artesanato de Bordados em Macramê, o principal intuito da qualificação é empreender. “O grande objetivo é ensinar e estimular nas pessoas o espírito empreendedor para que elas possam ter autonomia financeira”.

Francisco Mendes, de 64 anos, contou como os cursos ofertados pelo CRAS têm ajudado na sua economia. “Já participei de vários cursos e eles ajudam na economia da minha casa, pois depois do curso de panificação, não precisei mais comprar coisas na padaria, faço tudo em casa, com o curso de fabricação de produtos de limpeza e higiene, também não preciso comprar sabão, detergente e amaciante, o que me ajudou a economizar, além de poder usar os produtos lavando os carros dos meus clientes”.

Maria Gabriela, de 14 anos, participou das aulas de Macramê. Ela mora há 2 meses em Ananindeua e já tem planos com o que aprendeu. “Gostei muito de participar, porque fico encantada com os produtos em Macramê. Vou fazer para vender e ajudar a minha família”, disse a indígena Venezuela da etnia Warao, que escolheu viver no município por ter mais oportunidades para a sua família.

Já Hilder Rivero, de 18 anos, que vive em Ananindeua há 4 meses na comunidade Warao do Distrito Industrial, vê nos cursos oportunidades de aprender. “Aprendi bastantes com o curso, gosto de estudar e quero fazer outros cursos”, comentou.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, agradeceu o comprometimento, a dedicação e a confiança dos alunos. “Essa entrega de certificados comprova que estamos no caminho certo. Agradeço aos alunos por terem se dedicado e acreditado neste projeto, e ao prefeito Doutor Daniel e a parceria do Senar por ajudarem a tornar isso real e acessível. Só este ano já entregamos 421 certificados”, finalizou.