CadÚnico: Novo cronograma de atendimento começa a partir do dia 8 de abril
Secom
Atendimento inicialVisando melhorar o atendimento do CadÚnico e torná-lo mais ágil e eficiente para a população de Ananindeua, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) modificou, a partir do dia 8 deste mês, o cronograma de atendimento com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos usuários e atender de forma satisfatória a todos que necessitam dos serviços da instituição.
O novo cronograma de atendimento será testado no período de 8 a 30 de abril deste ano, e após esse tempo, será avaliada a sua eficiência e satisfação (Nova programação de atendimento no fim do texto).
Robson Barbosa, coordenador do CadÚnico.O coordenador do Cadastro Único e do programa Bolsa Família no município de Ananindeua, Robson Barbosa, enfatizou a importância de estar sempre implementando novos processos que melhorem o atendimento aos usuários dos serviços oferecidos pela instituição, que é a porta de entrada para ter acesso a programas sociais do governo federal, estadual e municipal.
“A partir deste mês, o Cadastro Único de Ananindeua está implementando uma nova programação de atendimento para melhorar o conforto das famílias que buscam assistência, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e a fila de atendimento. A gestão municipal está tomando medidas para descentralizar o atendimento da sede do CadÚnico e oferecer os mesmos serviços nos CRAS. Além disso, está em andamento a realização de um processo seletivo para contratar mais vinte cadastradores, visando ampliar o atendimento”, falou Robson.
Ainda segundo o coordenador do CadÚnico, alguns Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) já estão funcionando com atendimento agendado, e há planos para treinar mais pessoas em outros, com a meta de ter pelo menos seis CRAS centralizados atendendo o serviço do cadastro até o final de maio.
Valda Almeida, 57 anos, que foi em busca de atendimento no CadÚnico.Cadastro Único
O Cadastro Único é uma ferramenta importante para identificar e mapear as famílias de baixa renda no Brasil, fornecendo informações sobre suas condições de vida e necessidades. O cadastramento permite que essas famílias tenham acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família e descontos na conta de luz, variando de acordo com cada situação.
Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem se cadastrar, assim como pessoas que vivem sozinhas. No entanto, é fundamental que as informações cadastradas estejam corretas e atualizadas, incluindo dados como mudanças de endereço, composição familiar ou situação de emprego.
O cadastramento é gratuito e realizado pessoalmente em postos de atendimento, sendo necessário levar os documentos de todas as pessoas da família. Além disso, o Cadastro Único possibilita o acesso a diversos programas sociais do governo federal e dos estados/municípios, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira da Pessoa Idosa. A atualização cadastral é essencial para manter as informações atualizadas, e as famílias cadastradas podem consultar seus dados pelo site ou aplicativo do Cadastro Único.
O CadÚnico está localizado na Passagem Sueli, próximo à Avenida Cláudio Sanders, bairro Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.Confira o cronograma de atendimento do CadÚnico, que funcionará de 8 a 30 de abril de 2024.
Segunda-feira
- Transferência de cadastro
- Atualização de endereço
- Atualização escolar
Terça-feira
- Desmembramento
- Inclusão e exclusão de pessoas
Quarta-feira
- Atualização do cadastro com mais de 24 meses (2 anos) da última revisão
Quinta-feira
- Atualização dos cadastros com benefício da prestação continuada (BPC)
Sexta-feira
- Nova inclusão dos cadastros excluídos
- Inclusão do cadastro (primeiro cadastro)
O CadÚnico está localizado na Passagem Sueli, próximo à Avenida Cláudio Sanders, bairro Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.