Mais de mil pessoas são atendidas pelo CRAS na Comunidade

31/05/2022 16h33

Com o objetivo de ampliar os serviços socioassistenciais a toda a população de Ananindeua, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou durante o mês de maio o projeto CRAS na Comunidade que atendeu mais de mil pessoas da área urbana, ribeirinha e quilombola que vivem longe da sede dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

O projeto promove acolhimento, escuta qualificada, oficinas comunitárias, palestras sócio-educativas, rodas de conversas, orientação sobre o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), realização de encaminhamentos para rede socioassistencial e setorial, entre outros. Além de inclusão e atualização cadastral no CadÚnico.

De acordo com a coordenadora do CRAS Curuçambá, Francinalva Moura, a maior parte das pessoas possuem dúvidas sobre os critérios de programas, projetos e serviços da assistência social. “Os moradores não sabem como funcionam os serviços socioassistenciais, então esclarecemos tudo. Para aquelas pessoas que possuem o perfil para acessar os programas do governo, a equipe já faz a inclusão dos mesmos aos benefícios”, explicou.

Para Carliane Souza, de 19 anos, o CRAS na Comunidade facilitou o acesso ao serviço do CadÚnico. “Vim fazer minha inscrição no cadastro Único, foi super rápido, não precisei me deslocar até a sede do CRAS ou do CadÚnico, principalmente nesse momento que estou com minha filha de 3 meses e não tenho onde deixar. Também aproveitei para pegar algumas informações sobre o Programa Criança Feliz (PCF)”, comentou.

Dona Raimunda Elena, de 59 anos, agradeceu pelo projeto ir até a sua comunidade. “Estou com um problema no pé e estou tendo dificuldades para me locomover, mas precisava atualizar o CadÚnico. Ficou bem melhor fazer tudo por aqui, pertinho de casa”, contou.

Quem também fez a atualização do Cadastro Único foi a mãe do Thiago, de apenas 2 meses, Jeane Cristina, 30 anos, aproveitou para incluir o filho no CadÚnico. “Hoje vim atualizar o NIS para incluir meu filho caçula. Fico feliz por poder fazer aqui ao lado de casa e não precisar enfrentar fila. Tem sido maravilhoso conhecer o CRAS, minhas 4 filhas fazem parte dos programas, com oficinas, e durante minha gestação tive todo o acompanhamento e ainda ganhei o kit enxoval, que foi uma benção”, disse.

Durante o CRAS na Comunidade, as mulheres participaram de uma roda de conversa sobre o programa Mãe Ananin, que irá assegurar às gestantes um acompanhamento completo, com consultas, exames, vacinas, kit enxoval e vale digital. A participante Joana Araújo, de 33 anos, ficou interessada no novo programa da prefeitura. “Estou na 12° semana e fico feliz em saber sobre o programa Mãe Ananin, que irá dar todo o suporte pra mim e para meu filho. Amanhã já vou na UBS”. O programa começa nesta quarta-feira (01).