Prefeitura de Ananindeua concede ajuda financeira às famílias atingidas pelas fortes chuvas

07/06/2022 12h09

53 famílias que moram nos bairros Jaderlândia, 40 Horas e Águas Lindas e que tiveram seus imóveis atingidos em função das fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses na cidade, receberam nesta segunda-feira (06), no auditório da Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA),  o Auxílio Emergencial Extraordinário no valor de até R$ 550,97. O benefício faz parte do Comitê Intersetorial criado em 2021 pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, o qual envolve as Secretarias de Infraestrutura e Saneamento (Sesan), de Serviços Urbanos (Seurb), de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e a Defesa Civil Municipal.

"Nosso compromisso é com a população, estamos ouvindo o anseio daqueles que mais necessitam da ajuda do poder público. Hoje posso dizer que não  fico feliz em dar esse benefício, mas fico satisfeito em poder ajudar cada família, pois espero que um dia vocês não precisem mais desse auxílio, com todas as obras estruturantes que estamos fazendo em Ananindeua. Desde o início do mandato, temos investido em obras, já fizemos mais de 140 km de vias no município e ainda vamos investir mais R$ 50 milhões para que um dia possamos sanar os alagamentos na cidade”, ressaltou o prefeito doutor Daniel.

No Comitê Intersetorial, a Semcat ficou responsável pelo repasse do auxílio emergencial às famílias que  vivem em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e se enquadram nos critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 3.202, de 13 de dezembro de 2021.

“A concessão do auxílio emergencial está permitindo que essas famílias possam seguir com mais tranquilidade e ter seus direitos garantidos, após um momento tão difícil. Agradeço ao prefeito doutor Daniel por acreditar nesse projeto e por sempre garantir os direitos de todos cidadãos do nosso município. Também agradeço a Câmara Municipal por aprovar o projeto de Lei, o qual hoje beneficia muitas famílias de Ananindeua”, destacou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

O presidente da Câmara Municipal, Ruy Begot, destacou a parceria da Câmara e da prefeitura, o qual irá garantir dignidade às famílias. “Não poderíamos deixar de aprovar essa lei que vai beneficiar tanta gente. Imagino como deve ser doloroso batalhar para construir uma casa e conseguir móveis e eletrodomésticos e depois ver tudo sendo levado por uma forte chuva. Estamos aqui para renovar a esperança”.

Beneficiária Maria Helena Oliveira, de 65 anos Entre os beneficiados estava dona Maria Helena Oliveira, de 65 anos, moradora do bairro Águas Lindas. Segundo ela, o auxílio irá contribuir para melhorias em sua casa. “Estava dormindo quando fui surpreendida com a chuva. Deu vontade de chorar quando vi a água entrando na minha casa, perdi cama, guarda-roupa e quase perdi a minha geladeira também, mas os vizinhos me ajudaram a suspender. Agora o auxílio vai me ajudar a fazer as benfeitorias na casa. Esse benefício tá renovando minha esperança”, disse a moradora.

Beneficiária Eliana Ferreira, de 46 anosEliana Ferreira, de 46 anos e moradora do bairro 40 Horas, também foi uma das famílias contempladas. “Em fevereiro deu uma chuva muito forte que alagou toda a minha casa, perdi meu sofá. O auxílio vai me ajudar muito, prendendo iniciar as obras para levantar a minha casa pra que ela fique em um nível mais alto que a rua”.

Patrícia Paixão, de 39 anos e moradora do bairro Jaderlândia, contou o que pretende fazer com o dinheiro. “Com esse auxílio vou comprar aterro para levantar a minha casa.”, comentou.

Durante a cerimônia, o prefeito doutor Daniel pediu a parceria da população para que evite jogar garrafas, latas e demais materiais nas vias. “Peço que cada cidadão nos ajude a não jogar lixo nas ruas para não entupir os bueiros. Tenham certeza que estamos trabalhando para que cada homem e mulher do nosso município tenham orgulho de morar aqui”, finalizou.

Saiba os critérios para obter o benefício:

- Estar inscrito no cadastro único do Ministério da Cidadania (inscrição no município de Ananindeua) até a promulgação desta Lei;

- Ser beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil;

- Residir no Município de Ananindeua;

- Apresentar o laudo técnico de vistoria emitido pela Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros;

- Apresentar avaliação social realizada pela equipe técnica do Serviço de Calamidade Pública e Emergência (SPCAPE) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat);

- Apresentar documentos pessoais do beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil.

O auxílio está destinado às famílias em situação de vulnerabilidade decorrentes de calamidades públicas e de emergência, ocasionadas por fortes chuvas.

O cadastramento das famílias beneficiadas é de responsabilidade da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e da Semcat.

A relação dos beneficiários do auxílio é divulgada no Diário Oficial do município, e no prazo máximo de 10 (dez) dias após a liberação do benefício, ficará fixado nos quadros de aviso dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua.

Serviço
Para mais informações, o cidadão pode acionar a Defesa Civil por meio do número 158 ou (91) 98596-8607.