Inclusão | Prefeitura entrega certificados do Curso de Formação em Libras

11/06/2022 17h13 - Atualizada em 11/06/2022 17h31

Vinte e sete pessoas que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), receberam os certificados de conclusão nesta sexta-feira (10), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jaderlândia.

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, o curso teve como intuito difundir a língua e promover a inclusão de pessoas com surdez, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes.

"Oferecemos o curso de Libras para toda população que busca compreender melhor este universo, quebrando barreiras com muito respeito, dedicação e promovendo a inclusão na sociedade. Entendo que a inclusão está além de uma rampa ou um espaço adaptado, ela passa pela comunicação, então a língua de sinais é um grande diferencial no acolhimento das pessoas surdas e para o mercado de trabalho”, destacou a secretária.O curso teve carga horária de 100 horas, com duração de 3 meses, de março até junho, e ministrado pela professora Lana da Silva. Uma das participantes foi a dona Gracimar Araújo, de 48 anos, que fez o curso para adquirir mais conhecimento e facilitar a comunicação com o seu filho.

“Vim fazer o curso porque meu filho ficou surdo por conta de um câncer e tinha muitas dificuldades em falar com ele. Esse curso me ajudou bastante”, contou.

Quem aproveitou a oportunidade foram os pequenos Yann Gabriel, de 5 anos, e Ricardo, de 7 anos, que acompanharam durante todo curso a avó Gracimar. “Libras não é difícil”, disseram em libras.

A estudante de graduação em Libras, Rayssa Pinheiro, de 18 anos, comentou que fez o curso para aperfeiçoar seu conhecimento. “Faço graduação em libras na UFPA e esse curso me proporcionou mais conhecimento na área, além de contribuir para o meu currículo”.

A administradora Ana Charlou, de 38 anos, foi uma das alunas destaques do curso. “Fico honrada em ser considerada um dos destaques da nossa turma, vou continuar aperfeiçoando tudo o que aprendi durante estes 3 meses de curso. Tenho certeza que a língua vai facilitar o trabalho com meus clientes”.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, houve apresentação musical com os alunos do curso de Libras e de dança com o grupo de idosos do CRAS.