Panfletagem marca ação contra trabalho infantil em Ananindeua

14/06/2022 00h23

Com o objetivo de prevenir e combater o trabalho infantil, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta segunda-feira (13) ações educativas na BR 316 e feiras do município com distribuição de panfletos e orientações contra a exploração infantil através do trabalho, uma prática, muitas vezes comum e rotineira que viola os direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da campanha mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12 de junho.

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, durante todo o mês de junho, as equipes dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estarão chamando atenção da população para o tema “É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infância pela metade”.

“Planejamos uma série de ações ao longo deste mês para orientar e sensibilizar a população, mostrando que o trabalho infantil é uma violação de direitos que priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades”, ressaltou a secretária.

Dona Maria do Socorro, de 56 anos, que esperava atendimento no Programa Prefeitura em Movimento falou sobre o que mais lhe chamou atenção na conversa com a equipe do CRAS Jaderlândia. “As orientações de como podemos denunciar e o que pode ou não se configurar trabalho infantil foram esclarecedoras, pois muitas pessoas não entendem que fazer tarefas de casa não é trabalho infantil”.

A comerciante de 44 anos, Maria de Fátima, foi orientada pela equipe da Semcat. “É muito importante os equipamentos sociais estarem presentes nos locais de maiores fluxos para a divulgação de informações como essas. As crianças realmente devem estar na escola e não trabalhando”, alertou.

Já Mário Gomes, de 42 anos, aprovou a iniciativa. “A campanha que está sendo realizada aqui no município é de extrema importância, pois há muitas crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente. Isso aqui serve de alerta para todos nós”, comentou.

Saiba como denunciar situações de trabalho infantil

Disque 100;

Conselhos Tutelares do Município
Conselho Tutelar I - Avenida Claudio Saunders, n° 1174, bairro Centro.
Contato: 32553177

Conselho Tutelar II - Cidade Nova VII, WE 72, n° 201, próximo ao Abacatão
Contatos: 3295-1451

Conselho Tutelar III – Rua 02 de Julho, Conjunto da COHAB, quadra D (ao lado do CREAS II e próximo da Defensoria Pública), bairro Águas Brancas.
Contato: 9850155

Conselho Tutelar IV - Conjunto Valparaíso, Rua 11, Qd. 10, n° 01, bairro Coqueiro
Contato: 32372655

Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

CREAS I - Arterial 18, CN VII, WE 72 nº 201, bairro Coqueiro;
CREAS II - Conj. COHAB, Travessa D, nº 12, bairro Águas Brancas.

Centros de Referência de Assistência Social

•         CRAS DANIEL REIS - Rua do Sol, Nº 07, Estrada do Maguari, bairro Centro;

•             CRAS COMPLEXO CIDADE NOVA VI - Conjunto Cidade Nova VI, entre WE 84 e WE 87, bairro Coqueiro.

•             CRAS ESTRELA ANANIN - Rua 14, nº 15, Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas.

•             CRAS SANTANA DO AURÁ - Rua São Jorge, s/n esquina com a Rua Santo Antônio, bairro Águas Lindas.

•             CRAS UIRAPURU - Estrada de Santa Fé, Conjunto Uirapuru, WE 22, Quadra 24 s/n, bairro Icuí Guajará.

•             CRAS JADERLÂNDIA - Passagem Bom Jesus, nº 2000, bairro Atalaia.

•             CRAS GUANABARA - Rua Oséias Silva, nº. 767 (em frente a Escola Machado de Assis), bairro Guanabara.

•             CRAS CURUÇAMBÁ - Estrada do Curuçambá, Conj, Roraima Amapá, Rua Ferreira Gomes, s/n, bairro Curuçambá.

•             CRAS 40 HORAS - Rua Santa Clara nº 14, bairro 40 horas.

•             CRAS DISTRITO INDUSTRIAL - Rua Manoel de Souza, nº 4, bairro Distrito Industrial.