CRAS na Comunidade garante assistência às famílias

15/06/2022 17h57

Projeto visa facilitar o acesso à serviços básicos para a população em situação de vulnerabilidade social.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), promoveu mais uma edição do projeto “Cras na Comunidade”, nesta terça-feira (15), no Residencial Torres do Aurá, bairro Águas Brancas.

A ação tem o objetivo de levar a equipe do CRAS à população que tenha dificuldades em ir até a unidade mais próxima de sua residência. Assim, intensificando e garantindo o acesso aos serviços, projetos e programas federais e municipais.

Entre os serviços oferecidos durante o projeto, estão orientações sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assim como instruções sobre o programa Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Criança Feliz (PCF), Mãe Ananin, entre outros. Além de inscrição e atualização do Cadastro Único, e orientações sobre o combate ao trabalho infantil, à violência contra a mulher e idosos.

Mariana Carvalho, de 27 anos, aproveitou a ação para inscrever o Ravi no PCF. “Vim saber como funciona o PCF, a moça me atendeu super bem e explicou direitinho, então fiz logo a inscrição do Ravi, quero que meu filho tenha o melhor acompanhamento profissional”.

Quem também já saiu inscrita no PCF foi a pequena Dalila Vitória, de 9 meses. “Já tinha escutado sobre o PCF, mas tenho dificuldades de ir até o CRAS Estrela Ananin para inscrever a Dalila no programa. Como ela já está crescendo quero que ela se desenvolva melhor, com acompanhamento, orientações, por isso aproveitei para inscrever ela”, disse a mãe da Dalila, Dayane Silva, de 33 anos.

Já dona Marineia da Costa, de 65 anos, foi buscar orientações para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “É sempre bom ter essas ações aqui na comunidade, só em não ter que caminhar ou pegar ônibus, facilita bastante. Hoje vim pegar algumas orientações sobre quais documentos são necessários para me inscrever no BPC”.

O projeto CRAS na Comunidade já atendeu cerca de 3 mil pessoas desde o início deste ano e continuará sendo realizado em todas as comunidades de Ananindeua, urbanas, ribeirinhas, quilombolas e Warao.