Sorrisos, alegria e diversão marcam o Dia das Crianças em Ananindeua

14/10/2022 17h04
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), garantiu muita animação e arrancou sorrisos dos rostinhos das crianças atendidas pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município. A programação especial, alusiva ao Dia das Crianças, ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), na Usina da Paz Icuí, e contou com cerca de 500 participantes.

O objetivo do evento foi proporcionar aos pequeninos atividades lúdicas, socioeducativas e de lazer, que contribuam para o sentimento de pertença e seu desenvolvimento pessoal, proporcionando oportunidades de integração e sociabilidades educativas, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

“Planejamos esse evento para celebrar o Dia das Crianças, comemorado 12 de outubro, e oportunizar um momento de lazer e diversão para que nossas crianças tivessem um dia diferenciado com seus familiares, pois sabemos que muitas não têm condições de vivenciar momentos como esse, claro que nunca esquecendo de um dos nossos princípios que o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário. ”, afirmou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Durante o dia, as crianças participaram de brincadeiras, jogos, contação de história e entrega de livros, doados pela Sociedade Bíblica do Brasil, além de pintura de rosto, entre outras atividades recreativas. O evento também contou com a presença de diversos personagens infantis, como o Mickey e Minnie, Homem Aranha e o Sonic que encantaram a garotada. O pequeno Nicolas Cage, de 7 anos, ficou eufórico em poder fazer uma foto com o seu personagem favorito. “Já vi todos os filmes e desenhos do Sonic, sou fã desde pequeno. Gosto muito dele. Também tô gostando de tudo”, disse.

Hadassa Regina, de 10 anos, contou que gostou muito da festa e quer que tenha todos os anos. “Essa festa é muito legal. É a primeira vez que eu venho aqui. Se tiver essa festa todo ano, para mim será ótimo, eu vou vir todo ano. Eu gostei de tudo. Eu brinquei no pula-pula, no tira ao alvo e no tobogã”.

O algodão doce, pipoca, e o crepe foram algumas das guloseimas da manhã de diversão. A pequena venezuelana da etnia Warao, Janely Del Valle, de 4 anos, comentou que nunca tinha comido algodão doce. “Ainda não tinha comido isso, algodão doce, é muito gostoso, quero mais um”. 

Mirian de Jesus, de 43 anos, mãe do Samuel, de 8 anos, compartilhou sua satisfação em participar do evento. “Fiquei impressionada com a grandiosidade e a diversidade de brinquedos, o evento foi lindo. Foi um momento de sairmos um pouco da nossa rotina, tá sendo ótimo, ele tá amando, esperamos que se repita nos próximos anos”, relatou Mirian, uma das inúmeras mães presentes.

A comemoração contou com a presença da primeira dama do município, a doutora Alessandra Haber. “Sem dúvida alguma foi uma grande festa, muita alegria no rosto das nossas crianças. É engraçado como o sorriso de uma criança pode encher nosso coração de alegria, estou muito feliz em ver tantos meninos e meninas se divertindo hoje. Parabéns aos pais que tiraram esse tempinho em sua rotina para trazê-las até aqui, e que se divertiram também. Parabéns a nossa equipe da  Semcat que fez uma festa muito bonita. E feliz dia das crianças a todas as crianças do nosso município”, finalizou.