13ª Conferência Municipal da Assistência Social promove debates sobre políticas sociais e aprova propostas em Ananindeua

29/06/2023 16h32 - Atualizada em 29/06/2023 17h11

Com mais de 250 participantes e 35 propostas aprovadas, foi realizada a 13ª Conferência Municipal da Assistência Social de Ananindeua. O evento ocorreu entre os dias 27 e 28 de junho no auditório da UNAMA-BR, uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), cujo o tema deste ano foi a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” .

Durante o evento, a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, ressaltou a importância da realização da conferência. “Este é um momento de extrema importância, quando sociedade civil, governo, trabalhadores e usuários se reúnem para avaliar a política de assistência social, e propor diretrizes que contribuam para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS. O SUAS que nós queremos não estará implantado na próxima conferência, o SUAS que nós queremos continua com seus equipamentos funcionando em plena qualidade, com os nossos serviços funcionando, com os nossos trabalhadores com a remuneração adequada, com a parceria devida com a sociedade civil”.

E continuou. “Agradeço a participação e o engajamento da comunidade, que trouxe suas necessidades e propostas durante a conferência para reconstrução do Sistema Único de Assistência Social. Acredito que quando a gente constrói algo, a gente não quer ver se desconstruir. Acredito que nós vamos reconstruir nossa política de assistência social, vamos fortalecer a nossa luta, e eu conto com vocês, que a gente separe as divergências políticas e pessoais, mas que a gente se una em prol de uma política de assistência social mais forte, em prol de uma assistência social melhor, em prol de um município de Ananindeua melhor”, declarou a secretária da SEMCAT em seu discurso.

Os participantes da conferência discutiram propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos, definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS): financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, e benefício e transferência de renda.

“Como conselheira do CMAS, essa conferência foi essencial para buscarmos melhorar o atendimento do SUAS, para que a gente possa ter mais condições junto com os usuários nas comunidades, que a gente possa trabalhar mais, adquirir mais conhecimento para repassar na comunidade. Aqui, estamos lutando para melhor desenvolver um trabalho de melhoria com os usuários, que é o fim principal. Me sinto honrada em poder participar”, comentou a conselheira Iranilde Monteiro.

Dona Raimunda Rodrigues, que há 12 anos é usuária do CRAS Curuçambá, fez questão de participar da conferência. “Sempre fui bem acolhida no CRAS, participo de todas as atividades, durante as pré-conferências eu estava e dei minha opinião, e agora não seria diferente. Tudo o que foi debatido aqui foi muito importante, todos os eixos”.

Ao final do evento foram aprovadas 35 propostas, que serão levadas para o município de Ananindeua, Região Guajará (municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Barbara), Estado e União. E eleitos 16 delegados para a III Conferência Região Guajará, sendo oito delegados governamentais e oito da sociedade civil, entre entidades de assistência social, trabalhadores e usuários.